O Festival de Samba de Enredo animou o público, que torceu para sua escola do coração. Dez escolas de samba disputaram o festival, na estrutura montada na zona sul da capital. Centenas de pessoas acompanharam o evento e não arredaram o pé, mesmo com a chuva que quase não dava trégua.
A escola Império do Povo ficou com o 2° lugar; Emissários com o 3° e o Estandarte de Ouro foi conquistado por Boêmios do Laguinho. O espaço foi tomado pelas torcidas e foliões que tornaram a disputa acirrada entre as escolas. A professora Mineli Nunes disse que não poderia deixar de prestigiar o evento. “Foram quatro anos sem carnaval, hoje vim torcer para a minha escola [Unidos do Buritizal]”.
O prefeito Clécio Luís destacou a importância do retorno do evento para a cadeia produtiva da capital. “A retomada do carnaval foi possível por meio da união de esforços, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do deputado federal Vinícius Gurgel, do Governo do Amapá e da prefeitura. Além de ser a maior manifestação cultural, o carnaval impulsiona importantes atividades econômicas, gerando emprego e renda para os trabalhadores do setor da economia criativa, e também empreendedores como do comércio ambulante, hotéis, restaurantes, motoristas de táxi e de aplicativos, lojistas, salões, e uma série de trabalhadores formais e informais”.
Em meio aos brincantes, teve quem estivesse ali para trabalhar, mas aproveitou para se divertir também. Foi o caso do empreendedor Valter Bolhosa. “A gente veio para trabalhar, mas também estamos aproveitando para nos divertir. A quadra carnavalesca, além de nos proporcionar renda, transmite alegria”, reforçou.
Investimento
O fomento para a realização do desfile é da Prefeitura de Macapá, senador Davi Alcolumbre para o patrocínio, Liesap e iniciativa privada. O evento conta também com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel. A festa conta ainda com apoio do Governo do Estado.
Fonte: Ascom/PMM
Fotos: Gabriel Flores e Henrique Silveira
Mais fotos: clique aqui