Amapá Online | Portal de Notícias e Informação do Estado do Amapá

Detento do Iapen que se passava por servidor público para aplicar golpes na internet

Foto: Polícia Civil

Nesta quarta-feira, 9, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da 6ª Delegacia de Polícia da capital, indiciou um detento do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá (IAPEN), pelo crime de estelionato.

Segundo foi apurado pelas investigações, o detento se valia de um perfil falso de um servidor público estadual nas redes sociais para negociar objetos em uma plataforma de compra e venda pela internet.

Para que o crime se concretizasse, o criminoso iludia as vítimas informando que não poderia ir ao local buscar o objeto, enviando um comprovante de transferência bancário falso, solicitando, logo em seguida, que a vítima entregasse o objeto a um terceiro indicado por ele ou a um prestador de serviço de transporte.

Tal prática constitui o denominado “Golpe da Pessoa de Renome”, amplamente combatido pela Polícia Civil.

Segundo o Delegado de Polícia Leandro Vieira Leite, que conduziu as investigações, “o criminoso se vale do prestígio da pessoa que ele finge ser para gerar na vítima um sentimento de confiança, e nas relações realizadas pela internet todos os dados devem ser checados, principalmente a compensação bancária”.

O detento do IAPEN confessou a prática delitiva.

O IAPEN foi comunicado da conclusão das investigações para providências administrativas/disciplinares e de regressão do regime de cumprimento da pena.

O Inquérito Policial foi encaminhado à Justiça.

A pena para o crime de estelionato é de reclusão de 01 (um) a 05 (cinco) anos e multa.

 

(Ascom Polícia Civil do Amapá)

Sair da versão mobile