Amapá Online | Portal de Notícias e Informação do Estado do Amapá

EJATec: Governo lança primeiro curso profissionalizante para turmas de jovens e adultos

São 180 vagas ofertadas em duas escolas de Macapá. | Foto: Divulgação/SEED

A partir desta segunda-feira, 14, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) abrirá a matrícula para o preenchimento de 180 vagas na 1ª etapa do curso de Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJATEC). As vagas são para duas escolas de Macapá.

O programa piloto, inicialmente, ofertará vagas para duas unidades de ensino da rede estadual: escola Ruth Bezerra e o Centro de Ensino Supletivo Paulo Melo. Para estas primeiras turmas os cursos serão direcionados para a área de Informação e Comunicação, através da oferta do curso Técnico em Informática, na modalidade semipresencial.

Ao todo serão 180 vagas, cada unidade disponibilizará 90 vagas, que serão destinadas para o público da EJA, maiores de 18 anos completos, que não concluíram a educação básica, em especial, o ensino médio.

A EJAtec vai possibilitar aos estudantes amapaenses dupla formação, ampliando as oportunidades de acesso tanto na educação quanto no mercado de trabalho.

“Além da dupla formação, a Ejatec possibilitará o acesso, a permanência e a continuidade de estudo de todas as pessoas que não iniciaram ou que interromperam o processo de formação escolar no tempo considerado como ideal”, reforçou a secretária da Educação, Goreth Sousa.

Como se matricular?

A pré-matrícula para a Ejatec deve ser feita de forma on-line, a partir das 9h30 da manhã do dia 14 de fevereiro, no site: http://www.escolapublica.ap.gov.br/

Após o preenchimento do formulário da pré-matrícula, o estudante deve se dirigir até a unidade de ensino para fazer a entrega dos documentos e validação da matrícula, de 14 a 18 de fevereiro, no horário das 8h às 12h.

Como vai funcionar a Ejatec?

O objetivo central da Ejatec Amapá é trabalhar na reversão do índice elevado de casos de evasão escolar na educação. As aulas serão na modalidade de ensino semipresencial, divididas em 50% aulas presenciais e 50% aulas on-line, na plataforma AVA Ejatec da Seed. Todo o projeto vai oferecer formação geral básica de nível médio e formação técnica e profissional, através da oferta dos cursos técnicos.

A Ejatec é um projeto elaborado e gerenciado pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) da Secretaria da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Educação e Trabalho.

O curso de Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos Integrado à Educação Profissional tem duração mínima de dois anos e, ao seu término, o aluno terá concluído o Ensino Médio com Habilitação Técnico-Profissional. (GEA)

Sair da versão mobile