Amapá Online | Portal de Notícias e Informação do Estado do Amapá

Governo coordena ações de assistência humanitária para famílias afetadas por enchente em Pedra Branca do Amapari

Rio Amapari subiu cerca de 1,60 metros na noite desta quarta-feira,12. - Foto: Defesa Civil/Reprodução

O Governo do Amapá coordena as ações de assistência humanitaria para mais de 80 famílias que foram afetadas pela cheia do rio Amapari na noite desta quarta-feira, 12.

Após as fortes chuvas registradas na região, os bairros Reviver, Centro e Balneário foram atingidos pelo aumento no nível do rio. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec), os afetados pelo sinistro somam 281 pessoas.

Segundo o mesmo relatório, das 83 famílias atingidas, 29 estão desalojadas – fora do domicílio mas abrigadas em casas de familiares ou amigos – e 3 famílias estão desabrigadas. Outras 51 famílias afetadas pela cheia permaneceram em suas casas.

“O leito do rio chegou a subir 1,60m na noite de quarta-feira e, de acordo com o nosso monitoramento, a água já começou a baixar e retorna aos níveis normais. Ainda assim, seguimos com o monitoramento meteorológico e situacional dessas famílias”, detalhou o coordenador da Cedec, cel. Wagner Coelho.

De acordo com a secretária da Sims, Albanize Colares, com a situação já sob controle, as equipes estão engajadas em garantir recursos básicos à população do município atingida pelo sinistro.

“Neste primeiro momento estamos encaminhando mais de 900 litros de água potável e 100 cestas básicas para garantir a segurança alimentar das famílias. Além disso, as equipes da assistência social do Estado seguirão monitorando outros impactos e acompanhando essas famílias”, ressaltou.

 

Fonte: GEA

Sair da versão mobile