Amapá Online | Portal de Notícias e Informação do Estado do Amapá

Governo do Amapá convoca mais 200 candidatos aprovados para formação de soldados da PM

Foto: Ascom PM-AP

O governador Clécio Luís anunciou nesta sexta-feira (29) a convocação complementar de 200 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar do Amapá para ingresso no Curso de Formação de Soldados. A medida tem como objetivo completar a quarta e última turma prevista no certame.

Com a nova chamada, o número de convocados que seguem para as próximas etapas do processo seletivo chega a 1.063 candidatos.

Segundo o governador, a iniciativa amplia as oportunidades para quem deseja integrar a corporação e contribuir com a segurança pública do estado. Ele destacou ainda os investimentos e melhorias que vêm sendo realizados na Polícia Militar ao longo da atual gestão.

No início do governo, a PM do Amapá possuía um efetivo de 2.756 policiais militares. Desde então, já foram incorporados 864 novos profissionais, oriundos das turmas T1 e T2, além de 344 alunos que atualmente participam da formação da terceira turma (T3).

Com a entrada da quarta turma, a previsão é de que o efetivo da corporação tenha um crescimento de até 58,83%, fortalecendo a capacidade operacional da Polícia Militar e ampliando sua presença nos municípios amapaenses.

A convocação também busca garantir o preenchimento adequado das vagas previstas para a última turma do concurso. De acordo com o Governo do Estado, não haverá formação de uma quinta turma (T5), em razão das limitações legais e do prazo de validade do certame, que se encerra em 11 de outubro de 2026.

Etapas do processo

Os candidatos convocados deverão comparecer ao Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, localizado na Rua Jovino Dinoá, nº 3671, no bairro Beirol, para participar das próximas fases do concurso:

O Exame Documental está marcado para o dia 3 de junho de 2026, no Auditório Major Rogério. O acesso dos candidatos ocorrerá entre 8h e 8h30.

A Avaliação das Capacidades Físicas será realizada nos dias 8 e 9 de junho de 2026, com entrada permitida das 6h às 6h30.

A Avaliação Psicológica acontecerá em duas fases. O teste coletivo será aplicado em 10 de junho de 2026, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), entre 13h e 13h30. Já as entrevistas individuais ocorrerão nos dias 16 e 17 de junho de 2026, na Diretoria de Saúde, também das 13h às 13h30.

O Exame de Saúde será realizado nos dias 15, 16, 17 e 19 de junho de 2026, no prédio da Diretoria de Saúde, com entrada dos participantes entre 7h15 e 7h45.

A Investigação Social também será conduzida no Auditório Major Rogério. A entrega da documentação ocorrerá em 3 de junho de 2026, enquanto as entrevistas finais estão previstas para 19 de junho de 2026. Nas duas ocasiões, os candidatos deverão comparecer entre 13h30 e 14h.

Sair da versão mobile