“Eu quero, eu posso, eu consigo!”. Com esse grito de guerra, mais de 5 mil estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) assistiram, nesta quinta-feira, 31, ao primeiro ‘Aulão no Meio do Mundo’, no Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Central do Enem, promoveu o evento de forma gratuita, que se repetirá no dia 7 de novembro, antes do segundo dia exame. Os temas abordados no primeiro aulão foram ciências humanas, linguagens e códigos e redação. No segundo dia, serão ciências da natureza e matemática.
As estudantes Ildete Serrão, 18 anos, e Kely Viviane, 20 anos, ambas da Escola Estadual Professor Antônio Ferreira Lima Neto, chegaram cedo para garantir lugar na arquibancada.
“Estamos nos preparando e estamos muito confiantes para fazer as provas”, disse Ildete, que almeja fazer odontologia ou fisioterapia.
“O importante é fazer uma boa pontuação, e eu espero pegar boas dicas no aulão”, falou Kely, que pretende cursar medicina ou serviço social.
Para Alice Chagas, 17 anos, estudante da Escola do Novo Saber José Firmino do Nascimento, o momento foi gratificante.
“Poder aprender como controlar minha respiração foi muito importante. Tenho dificuldades com ansiedade, e, agora, vou utilizar essa técnica na hora da prova. É a segunda vez que participo da Central do Enem, e já aprimorei minha análise de texto e a análise de alternativas”, disse a jovem com deficiência visual, que vai lançar as notas do Enem para entrar no curso de história.
De acordo com Fernanda Ribeiro, 18 anos, da Escola Estadual Alzira de Lima Santos, de Tartarugalzinho, a oportunidade foi única.
“É muito interessante poder participar de uma programação como esta, já que quase não temos esse tipo de oportunidade. Estou nervosa, mas, me sinto preparada para fazer o Enem. Quero cursar educação física ou enfermagem”, afirmou.