Amapá Online | Portal de Notícias e Informação do Estado do Amapá

MP encontrou 50 amostras com suspeita de coronavirus no LACEN

LACENA Promotoria de Defesa da Saúde promoveu, na manhã de hoje (18), inspeção no Laboratório de Saúde Pública do Estado (LACEN), com o fim de averiguar denúncias de que amostras de pacientes suspeitos de contaminação por coronavírus (COVID-19) não teriam sido enviadas para testagem no Estado do Pará.

Na inspeção, foram encontradas diversas irregularidades que prejudicam o planejamento das autoridades no combate à pandemia de coronavírus. Segundo foi apurado, 50 amostras encontram-se no LACEN, pendentes de envio para Belém, por falta de gelo seco para o devido acondicionamento e remessa.

Além disso, o Laboratório Central não dispõe de refrigeradores adequados para guardar as amostras, utilizando, atualmente, um freezer comum, que mantém uma temperatura acima do adequado para preservação das amostras.

Segundo a direção do órgão, as amostras serão enviadas para Belém-PA, ainda hoje, para testagem no instituto Evandro Chagas. Também foi informado que estão sendo tomadas providências para manutenção dos equipamentos que permitiriam a testagem local das amostras, atendendo à recomendação da Promotoria da Saúde.

Quanto ao freezer para acondicionamento adequado, foi recomendado que seja providenciado, imediatamente, um aparelho com capacidade de preservação das amostras pra -70° centígrados.

Além disso, há insuficiência de equipamentos de proteção individual (EPIs) para utilização pelos profissionais do LACEN, que precisam manipular as amostras e ficarão expostos sem a devida proteção.

A Promotoria da Saúde notificará os gestores da Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde (SVS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) para prestarem esclarecimentos sobre as deficiências encontradas. Fonte: Ascom/Ministério Público do Amapá

 

Sair da versão mobile