O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) divulgou nesta sexta-feira, 14, como será a atuação da Operação Lei Seca durante o período da quadra carnavalesca. A “Operação Carnaval” inicia no próximo dia 20 e seguirá até o dia 25 de fevereiro. As práticas fazem parte do Bloco da Responsa, organizado pelo Governo do Amapá, e envolvem ações de segurança pública que foram montadas para assegurar a folia com tranquilidade às famílias amapaenses.
As fiscalizações envolverão 22 agentes da Lei Seca que atuarão no combate a alcoolemia e na prevenção de acidentes no trânsito.
“Nós trabalharemos todos os dias durante o período do carnaval para garantir a segurança no trânsito e, por isso, vamos intensificar as ações nas imediações dos eventos. Nosso objetivo é coibir álcool e direção”, destacou o coordenador da Operação Lei Seca, Major Rondinele Marques.
O Núcleo de Educação no Trânsito do Detran/AP também estará realizando o serviço de conscientização nas áreas onde ocorrerão as festividades. Já diretamente no trânsito, as ações também contarão com o serviço do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
Números de 2019
No ano passado os números da Operação Lei Seca, realizada durante o carnaval, apontam que dos 436 condutores abordados e submetidos ao teste do etilômetro, 20 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e 2 foram apresentados na delegacia em função de apresentarem ingestão alcoólica acima do tolerável e, assim, configurando crime.
Em dados oficiais, somente 4,5% dos condutores abordados apresentaram problemas com alcoolemia. Durante toda a operação em 2019 houve 45 autuações de trânsito. No mesmo ano não houve registros de acidentes de trânsito com vítima fatal na área de atuação da Lei Seca. Fonte: Portal GEA