Adquirido pelo Governo do Amapá, o equipamento apresenta tecnologia líder de mercado, proporcionando imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos.
O administrador do Centro HU, o enfermeiro Sávio Sarquis, explicou que o novo raio-x é portátil para evitar que o deslocamento dos pacientes até uma sala com o aparelho fixo o que acarretaria maiores riscos, especialmente para os pessoas internadas na UTI.
“O aparelho vai até o leito sem que o paciente precise sair da sua fonte de oxigênio, o que evita um transporte desnecessário. Temos um equipamento de tecnologia digital, não precisa de reveladora, conseguimos ver a imagem imediatamente após o exame na tela do próprio aparelho, isso facilita muito o trabalho de toda a equipe técnica e diminui gastos com revelações”, disse.
O raio-x permite, ainda, que as imagens sejam transmitidas para os computadores e celulares via rede sem fio ou através de cabos de rede e enviadas diretamente para as estações dos consultórios médicos.
Após o encerramento do convênio com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), que cedeu o prédio do HU, o equipamento será enviado para a rede estadual de Saúde, onde dará suporte no setor de apoio e diagnóstico. (GEA)