O Sistema Nacional de Emprego (Sine/AP), gerenciado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), exerce um papel importante na intermediação de mão de obra para empresas que estão se instalando no Amapá. Uma das mais recentes é a Minax, de Araxá, Minas Gerais. Contratada por uma mineradora instalada em Pedra Branca do Amapari, na região centro-oeste do Estado, a empresa vai gerar, ao longo de seis meses, 543 empregos nas áreas administrativa, transporte e perfurações.
Em um primeiro momento, há oportunidades para operadores de equipamentos, de esteira, de motoniveladora, de escavadeira, de rolo compactador, de carregadeira, retroescavadeira e perfuratriz. São 164 vagas, ao todo, mas de imediato serão contratados 82 trabalhadores.
O maior número de vagas, 248, é para motorista de caminhão de 8×4, 10×4 e 6×4 basculante, sendo 124 com contratação imediata. A exigência para se habilitar é possuir CNH na categoria D e E.
Na área administrativa, há vagas par: técnico administrativo, almoxarife, controlador de manutenção, mecânico de máquinas pesadas, eletricista automotivo de máquinas, borracheiro, lubrificador, soldador, lavador, auxiliar mecânico de manutenção, serviços gerais, técnico em segurança do trabalho, técnico em meio ambiente e vigia.
Os trabalhadores interessados nas vagas devem procurar o Sine, de segunda a sexta-feira, na Avenida Mendonça Júnior, entre as ruas Paraná e Marcelo Cândia, no bairro Santa Rita.
O atendimento é das 8h às 13h. Para mais informações, os trabalhadores também podem acessar o site www.minax.com.br. Segundo a gerente de RH da Minax, Priscila Souza Nogueira, a intenção é direcionar as vagas para trabalhadores dos municípios de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, mas nada impede que sejam preenchidas por pessoas de outros municípios.
“O Governo do Estado se colocou à disposição para nos auxiliar no preenchimento destas vagas. São novos postos de trabalho que surgem para aquecer a economia amapaense. A Minax está no mercado desde 1984 e é a primeira vez que estamos nos instalando no Amapá, um estado novo e muito promissor”, destacou a gerente.
De acordo com a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Marcela Chesca, desde o início de 2021, mesmo no período de pandemia, o Sine tem recebido de portas abertas empresas locais e nacionais para contratação de pessoal.
“A orientação do governo do Estado é facilitar ao máximo e atender as empresas que estão se instalando aqui e gerando emprego e renda. E é esta uma das funções do Sine Amapá”, concluiu a gestora da Sete, Marcella Chesca.