A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está orientando gestores de escolas da rede estadual de ensino sobre as medidas que estão sendo tomadas para a prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19). Uma dessas medidas é esclarecer aos pais que a suspensão das aulas não é férias, e que evitem locais com aglomeração de pessoas.
Os educadores também estão sendo orientados a não tomarem medidas isoladas e sigam as orientações determinadas pelo Decreto Nº 1.377, do Governo do Estado.
De acordo com a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Neurizete Nascimento, as orientações seguem os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
“O Governo do Estado instalou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), e está seguindo rigorosamente as orientações dos órgãos de saúde ministeriais. Nosso objetivo maior, agora, é conscientizar as pessoas e, principalmente, a comunidade escolar”, disse a secretária adjunta.
O período de suspensão das aulas, a contar do dia 18 de março, não é antecipação de férias escolares. O estudante deve entender também que:
• O ideal é não sair de casa nesse período;
• É preciso reforçar os cuidados com a higiene.
“Sigam os cuidados básicos de prevenção nas escolas e em casa. Ressaltamos a importância de replicarmos apenas informações oficiais”, pontuou Neurizete Nascimento.
A Secretaria de Educação pede ainda que professores repliquem na comunidade escolar informações acerca da prevenção contra o coronavírus. Alguns cuidados devem ser tomados como:
• Lavar as mãos até a metade dos pulsos com frequência;
• Cobrir o rosto ao tossir ou espirrar;
• Evitar contato com pessoas contaminadas;
• Usar álcool 70% nas mãos antes e depois de encostar-se a coisas e objetos;
• Evitar estar em aglomerações de pessoas e evitar sair de casa ao apresentar sintomas.
Um comitê interno estuda as medidas a serem tomadas quanto ao atendimento ao público no complexo administrativo da Seed, além de outras medidas. Fonte: Portal SEED/AP