Nos próximos dias a Secretaria de Estado a Saúde (Sesa) vai preparar as adaptações da sala que receberá a instalação de um tomógrafo no Centro Covid do Hospital Universitário, na zona sul da capital. O equipamento vai auxiliar no tratamento aos pacientes internados com a doença causada pelo novo coronavírus.
O aparelho foi comprado pela Sesa com recursos federais para o enfrentamento à pandemia de coronavírus no estado ainda em 2020. Na época, pela disponibilidade, ele seria instalado no Hospital Estadual de Santana, para também atender pacientes do Centro Covid III, que funcionava na área da unidade. Contudo, o hospital entrou em obras emergenciais após o incidente de um princípio de incêndio no final de agosto do ano passado, o que adiou a instalação até que os serviços sejam concluídos.
Na manhã desta terça-feira, 23, em acordo com o Ministério Público Estadual, ficou definido que, agora, o equipamento passará a atender o Centro Covid HU. Para isto, o secretário de Saúde, Juan Mendes, assinou um Termo de Compromisso e de Ajustamento De Conduta (TAC), que garante a implementação do tomógrafo em até 60 dias.
“A instalação do equipamento no HU é de grande ganho para a assistência aos nossos pacientes com covid-19. Com isso, o Amapá terá fortalecida a rede de apoio e diagnóstico e garantida a assistência com avaliações mais precisas com exame sendo realizados na própria unidade”, reforçou o secretário Juan.
Com o custo R$ R$ 1.414.000,00, o tomógrafo possui 64 canais, com capacidade de realizar aproximadamente 70 exames por dia e excelente qualidade de imagem.
Como tomografia auxilia no tratamento da covid-19
A tomografia computadorizada de tórax, um dos exames realizados pelo equipamento, é um componente importante que auxilia no tratamento do paciente. O resultado permite ao profissional maior agilidade na adoção de condutas para direcionar a assistência de acordo com o tamanho da área comprometida do pulmão. Além disso, o equipamento também pode auxiliar na detecção de outras patologias decorrentes da doença. (GEA)