Aposentadorias, pensões e auxílios poderão ser solicitados na Rede Super Fácil

Termo de Cooperação Técnica que será assinado entre governo do Estado e INSS vai expandir oferta de serviços previdenciários na Rede Super Fácil.

Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, os serviços ofertados pelo INSS nas unidades do Super Fácil serão ampliados - Foto: Marcelo Loureiro / Secom

A assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Amapá e o Instituto Nacional do Seguro no Amapá (INSS) vai expandir os serviços ofertados pela instituição previdenciária nas unidades da Rede Super Fácil.

Com o reforço da parceria, vão entrar atendimentos para a solicitação de aposentadorias, pensões e auxílios, além de emissão de certidão de tempo de contribuição, benefícios assistenciais ao idoso e ao deficiente, extratos de benefícios e contribuições e serviços de atualização cadastral na modalidade à distância, de forma digital. A data para assinatura ainda será definida.

O termo é resultado do Protocolo de Intenção assinado entre Estado e INSS, em 2018, para promoção de uma maior celeridade no atendimento ao cidadão, com atenção a acessibilidade e expansão de serviços através de parcerias.

Atualmente, os boxes do INSS nas unidades Super Fácil oferecem os seguintes serviços: inscrições de contribuintes, extrato de pagamento, extrato para Imposto de Renda, informações, emissão de guia da Previdência Social, declaração de regularidade de contribuinte individual, consulta de benefícios, carta de concessão e cadastro de senha para emissão de extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS); além de procederem com os agendamentos para os demais serviços oferecidos pela instituição previdenciária.

O processo para formalização do acordo está para análise pela gerência executiva do INSS e Procuradoria-Geral do Estado do Amapá.

Fonte: Portal GEA