A Carreta Saúde da Mulher iniciou na manhã desta segunda-feira, 5, atendimentos no bairro Cabralzinho, zona oeste da capital. Estão sendo ofertados consultas ginecológicas, coletas de PCCU e ultrassonografias.
“Essas ações são importantes para que as mulheres procurem a carreta para fazer os exames e consultas, fundamentais para a prevenção de doenças como o câncer de colo do útero”, informa a coordenadora dos serviços disponibilizados na carreta, Ana Kelly Bitencourt.
A autônoma Tânia Giselle Castelo ressaltou a importância dos serviços. “Com a carreta aqui perto da minha casa, ficou mais fácil para fazer os exames que precisava, está tudo bem comigo. Agradeço a oportunidade em poder receber esse atendimento, por ser gratuito”, comenta.
O veículo é mais um dispositivo para a prevenção da saúde da mulher e atende, de forma itinerante, bairros e distritos de Macapá, disponibilizando consultas ginecológicas, exames de PCCU, ultrassonografias das mamas e transvaginal, além dos encaminhamentos para mamografia. No caso de ultrassonografia, é necessário apresentar requisição médica, que pode ser solicitada nas Unidades Básicas de Saúde.
A Carreta da Saúde da Mulher atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No bairro Cabralzinho, na Alameda Araguari, ao lado do Departamento de Vigilância Ambiental.
Cliver Campos
Assessor de comunicação/PMM