Com apoio do Governo do Amapá, turma de informática da ‘Casa Digital’ passa por qualificação para o mercado de trabalho

Formatura está prevista para a primeira quinzena de agosto. Aulas gratuitas atendem 26 alunos de baixa renda e ocorrem três vezes na semana.

Ainda serão abertas turmas para os cursos de pacote office, design gráfico, marketing digital e outras capacitações | Foto: André Valente/SETE

Com o objetivo de atender a população de baixa renda no processo de inserção e reinserção no mercado de trabalho, o Governo do Estado avança nos cursos de qualificação profissional. Durante a primeira quinzena de agosto, a Casa Digital, espaço criado para capacitar o trabalhador, está prevista para formar a primeira turma do curso de informática básica.

Ao todo, são 26 estudantes com perfil de baixa renda, com idade entre 17 a 30 anos, e que estão aprendendo conceitos de computador, sistema operacional e utilização de programas, além de editores de texto, planilha e slide. Cada aluno recebeu um kit contendo mochila, apostila, canetas, garrafa para água, bloco de anotações e pasta.

“O competitivo mercado de trabalho exige cada vez mais um profissional qualificado. Aqui no curso, estamos preparando essa mão de obra para que todos passem a dominar as tecnologias. Porém, é preciso aprender o conceito básico de informática e seus recursos tecnológicos e digitais para empegar nas atividades cotidianas”, exemplificou o instrutor do curso, Emilson Pureza.

Inscritos possuem também a oportunidade de acessar cursos do programa Escola do Trabalhador 4.0
Inscritos possuem também a oportunidade de acessar cursos do programa Escola do Trabalhador 4.0 | Foto: André Valente/SETE

Na Casa Digital, ainda serão abertas turmas para os cursos de pacote office, design gráfico, marketing digital e outras capacitações. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e atende uma demanda identificada pela Casa do Trabalhador, que era o pouco conhecimento de muitos trabalhadores na área da informática.

“É importante frisar que, além da capacitação oferecida pela Casa Digital, os participantes possuem a oportunidade de acessar, também, os cursos gratuitos do programa Escola do Trabalhador 4.0, do Ministério do Trabalho e Emprego. É mais uma ferramenta disponível para que o trabalhador tenha conhecimento sobre tecnologia da informação, produtividade e finanças”, ressaltou o secretário adjunto da Sete, Pedro Filé.

Secretário adjunto de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Pedro Filé
Secretário adjunto de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Pedro Filé | Foto: André Valente/SETE

O público-alvo do cursos são trabalhadores cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), na Central do Trabalhador Autônomo (CTA), e os contemplados com os programas Qualifica Amapá e Emprega Amapá.

A estrutura da Casa Digital conta com 26 modernos computadores, notebook para o professor, acesso à internet e serviços online. O projeto foi concebido por meio de articulação política do deputado federal Vinícius Gurgel (PL), e da ex-deputada estadual Luciana Gurgel (PL).

Serviço

As aulas do curso de informática acontecem na terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 12h, no laboratório da Casa do Trabalhador, localizada na Avenida Mendonça Júnior, nº 2858, no bairro Santa Rita.

 

Por João Clésio
Fonte: GEA