A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) entregou nesta quinta-feira (9) mais 15 certificados de subvenção econômica no valor de R$ 30 mil para aprovados no Programa Casa Macapá. Os participantes receberam a carta de crédito em ato simbólico no prédio da secretaria.
Conquistar a casa própria é um sonho realizado para a consultora de vendas Adillenhe Octave, de 37 anos, uma das contempladas pelo programa. Ela conta que é um momento de realização para ela e sua família.
“Moramos em área de ressaca. Um dos meus filhos é especial, as dificuldades me motivaram a lutar pelo nosso espaço. É um sonho realizado poder garantir segurança e bem-estar para meus filhos através da casa própria”, disse.
Para a administradora Ketly Silva, de 23 anos, que também recebeu o certificado, a aprovação no programa veio numa boa hora. Grávida de nove meses do segundo filho, ela relata que agora poderá decorar seu próprio cantinho para recebê-lo.
“Agora vamos poder organizar tudo do nosso jeito, ter a nossa independência e o nosso espaço, afinal, a família está crescendo. É um momento muito importante de nossas vidas” falou.
O Programa Casa Macapá é uma iniciativa inédita entre as cidades brasileiras. Através do subsidio financeiro, empreendedores, servidores públicos e população em geral podem adquirir a casa própria.
A Subsecretária Municipal de Assistência social, Mayla Carvalho, explica que para conseguir o benefício é necessário que o interessado faça a inscrição no site oficial da prefeitura e corresponda aos critérios estabelecidos.
“A secretaria faz a análise documental nesta primeira fase. Após a análise, encaminhamos para a Caixa Econômica, onde será feita a análise financeira do participante. As inscrições estão ativas e as aprovações acontecendo. Já temos aproximadamente 100 aprovados pelo banco, sinal de que estamos indo pelo caminho certo” disse.
Casa Macapá:
O Programa é executado com recursos de emenda parlamentar no valor de R $10 milhões do senador Randolfe Rodrigues e do deputado federal Acácio Favacho. Uma iniciativa inédita que concede subsídio financeiro no valor de R $30.000,00 (trinta mil reais) para famílias que não possuem moradia própria. O valor é um auxílio para dar entrada no financiamento da casa própria.
O benefício é destinado a empreendedores, servidores públicos e população em geral que comprovem renda de até R$ 4.400,00 (formal ou informal) e atendam a outros critérios exigidos na inscrição do programa.
Fonte: PMM/AP
Por Elisa Maciel – Secretaria Municipal de Comunicação Social