Governo do Amapá inicia período de inscrições para as aulas da Central do Enem

Os alunos interessados devem se inscrever na secretaria de uma das 13 escolas-polo disponíveis nos municípios de Macapá e Santana.

Com foco em preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o Governo do Amapá deu início às inscrições para o projeto Central do Enem nesta segunda-feira, 4. Os alunos interessados devem se inscrever na secretaria de uma das 13 escolas-polo disponíveis, nos municípios de Macapá e Santana.

Podem participar do projeto os alunos do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais, além de estudantes que já concluíram os estudos. As aulas já iniciam nesta quarta-feira, 6, com apresentação do programa, cronograma de aulas e atividades de cada área de conhecimento exigida no Enem.

A adolescente Ana Figueiredo, de 17 anos, cursa o ensino médio na Escola Estadual Tiradentes, uma das unidades polo do projeto. A aluna conta com as aulas para ter um bom desempenho na avaliação.

“Ainda não comecei os estudos para o Enem este ano, e acho que a Central vai me ajudar bastante. Os estudantes do ano passado que participaram do projeto se saíram muito bem, e são inspirações para a gente. Ainda não decidi o curso que quero fazer, mas sei que um bom desempenho no Enem vai ser muito importante para os meus objetivos”, ressaltou Ana.

Metodologia inovadora

As aulas da Central do Enem possuem uma metodologia diferenciada, focada na resolução de questões e na interdisciplinaridade. Desta forma, o estudante se prepara melhor para a estrutura da prova, como explica o professor de redação, Edivar Mota.

“Nossa expectativa para este ano é muito boa. O bom desempenho dos alunos estaduais na redação de 2023 demonstra o sucesso do projeto, que promove um trabalho integrado em todas as áreas do conhecimento”, ressalta o profissional.

O Enem é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e é o principal método de entrada nos cursos de ensino superior do Brasil.

Central do Enem

O projeto é realizado pela Secretaria de Educação (Seed) e ocorre no contraturno das aulas. A Central do Enem aborda os conteúdos de acordo com cada área de conhecimento exigida no exame, divididas entre Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação.

Todos os estudantes da Central do Enem recebem o material de preparação apostilado e contam com a orientação de professores, com dicas e conteúdo específico para as provas. O projeto finaliza com uma revisão para mais de 5 mil estudantes, no final de semana da avaliação.

Confira o cronograma de inscrições na Central do Enem

Escolas polo no município de Macapá:

  • Escola Tiradentes: segunda-feira, 4, das 13h20 às 15h
  • Escola Alexandre Vaz Tavares: terça-feira, 5, das 8h às 14h
  • Escola Azevedo Costa: terça-feira, 5, das 8h às 14h
  • Escola Lucimar Amoras Del Castillo: terça-feira, 5, a partir das 8h
  • Escola Maria Ivone de Menezes: terça-feira, 5, a partir das 16h
  • Escola Cecília Pinto: terça-feira, 5, a partir das 14h
  • Escola Nilton Balieiro: terça-feira, 5, e quarta-feira, das 8h às 16h
  • Escola Professor Gabriel Almeida Café: quarta-feira, 6, das 8h às 14h
  • Escola Maria Neusa Carmo de Souza: quarta-feira, 6, a partir das 8h
  • Escola Professora Maria Carmelita do Carmo: quarta-feira, 6, a partir das 14h
  • Escola Mario Quirino da Silva: 12 de março, a partir das 14h

Escolas polo do município de Santana:

  • Escola Afonso Arinos: terça-feira, às 10h30
  • Escola Almirante Barroso: terça-feira, às 14h

 

Fonte: GEA