Amapá Online | Portal de Notícias e Informação do Estado do Amapá

Governo Federal lança plataforma de cursos gratuitos de qualificação profissional

Como mais uma medida de redução dos impactos causados pela crise decorrente da pandemia da covid-19, o Ministério da Economia criou uma plataforma que possibilita ao empresário e ao trabalhador, em um só lugar, obter acesso a cursos de qualificação profissional online que serão ofertados gratuitamente por diversas instituições.

Segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, nesta primeira etapa, a secretaria mapeou e catalogou nove instituições públicas e privadas que oferecerão 674 cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional. A carga horária e a certificação de cada treinamento vão depender dos critérios adotados pelas instituições parceiras.

“Fizemos uma curadoria pensando em atender as necessidades dos cidadãos e dos empresários. Os cursos foram escolhidos juntamente com as instituições, por critérios como os mais acessados, melhor avaliados e de maior adequação ao momento”, explica o secretário.

A plataforma tem a função de reunir, organizar e apresentar aos usuários a oferta de cursos que podem ser importantes para lidar com o momento atual em que as pessoas estão se comunicando e utilizando mais a internet para realizar as suas atividades. As instituições participantes são: Senai, Senat, Sebrae, Edu Livre, English Live (EF), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Bradesco, Google, Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Ministério da Educação. “Mas o número de entidades parceiras da iniciativa ainda pode aumentar”, acredita Carlos Da Costa.

Como acessar

A seleção dos cursos está dentro da plataforma gov.br, na página Todos por Todos, uma campanha do governo federal para estimular o movimento solidário, captando ofertas de serviços à população e propostas de doações aos estados para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Os cursos de capacitação à distância foram classificados em 11 categorias:

>> Competências Gerais/Básicas: Inglês, Matemática Financeira, Gramática e outros;

>> Competências Socioemocionais: Gestão Pessoal, Criatividade, Networking Eficiente, entre outros.


Competência Técnicas:

Serviços: Boas práticas no serviço de alimentação, Qualidade no atendimento ao cliente, Atendimento ao público e outros;

Comércio: Fundamentos do marketing digital, Planeje-se para o comércio eletrônico, Formação de preço de venda e outros.

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): Linguagem de programa Java básico e avançado, HTML básico e avançado, entre outros.

Indústria: Ferramentas-aplicadas no Lean Manufacturing, Inteligência Artificial aplicada à indústria, Desvendando a indústria 4.0 e outros.

Transporte e Armazenamento: Cálculo do frete, Direção Segura, Transportador Autônomo de Cargas e outros.

Empreendedorismo: Economia Colaborativa – A Tendência que pode transformar seu negócio, Acesso a capital para startups, Iniciando um pequeno grande negócio e outros.

Agropecuária e afins: Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural

Administração: Gestão de custos, Construa seu plano de negócios, Aprendendo a planejar as finanças de uma empresa e outros.

Administração Pública: Gestão por Competência, Criatividade e novas tecnologias no serviço público, entre outros;

 

Fonte: GOV.BR | Ministério da Economia

Sair da versão mobile