A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio da Central do Trabalhador Autônomo (CTA), realiza no dia 28 de fevereiro uma palestra denominada “Direitos e Benefícios da Previdência”. O evento será das 09h às 10h, e tem como público domésticas e diaristas. A orientação será ministrada por Mauro Guimbal, coordenador do Programa de Educação, Previdenciária do INNS no Amapá.
É a primeira de uma série de palestras programadas para ocorrer este ano na CTA, que funciona na Casa do Trabalhador, na Avenida Mendonça Júnior, entre as Ruas Marcelo Cândia e Paraná, no bairro Santa Rita, em Macapá. A finalidade da palestra é orientar este público a conhecer as novas regras previdenciárias vigentes relativas ao recolhimento da contribuição mensal e direitos e deveres estabelecidos em lei.
Para participar, basta apresentar a Carteira de Identidade no ato da inscrição. A Central do Trabalhador Autônomo tem mais de 12 mil pessoas cadastradas. São eletricistas, pedreiros, auxiliares de pedreiros, pintor, encanador, garçons, cozinheiras, lavadeiras, roçador, passadeiras, entre outras atividades. A CTA faz apenas a intermediação da mão de obra. O valor da diária é acertado entre contratante e diarista.
“Quem necessita de um profissional para fazer reparos elétricos, servir uma festa, dar um retoque na pintura da casa, lavar e passar roupas, limpar a casa, entre outros serviços, basta entrar em contato com a central pelo número 99100-0071, das 8h às 13h, que a gente faz a intermediação. Todas as pessoas cadastradas passaram por um `crivo` documental”, afirmou a coordenadora da Central do Trabalhador Autônomo, Paula Denise dos Santos.
Até dezembro de 2019 estão programadas palestra com temas: Auto Estima; Comprometimento, Direitos e Deveres do Trabalhador Doméstico; Orientação de Saúde e Segurança no Trabalho; Higiene e Manipulação de Alimentos; Atribuições e Competências; Relações Interpessoais; Ética e Postura do Trabalhador; Saúde do Trabalhador; Estresse; Assédio Moral no Ambiente do Trabalho; Diálogo Diário de Segurança (EPI, EPC – Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos), Análise Preliminar de Risco, Acidentes. Trabalho: Andaimes, Risco de Queda. Escadas: Como Trabalhar em Segurança. Cinto de Segurança: Como e onde Usar? Capacete: Seu Melhor Amigo; DST/Aids; Trabalho e Equipe; Vendas; e Relacionamento e Produtividade e Rentabilidade.
Fonte: Portal GEA