Muita gente que há muito tempo parou de estudar na idade regular, deixando de fazer o ensino médio, pode recomeçar e ainda conquistar a profissionalização tão sonhada. Isto é possível com os cursos técnicos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) na modalidade do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Estão sendo ofertadas 160 dessas vagas em cinco cursos nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana, destinados, exclusivamente, aos jovens e adultos a partir de 18 anos que só estudaram até o ensino fundamental. As inscrições do Processo Seletivo Proeja 2021.2 começam nesta terça-feira (22/6) e vão até o dia 1 de julho. Clique aqui para ler o edital e se inscrever.
Os cursos do Processo Seletivo Proeja 2021.2 são realizados na modalidade presencial com aulas no turno da noite (duração de dois anos e meio a três anos e meio) e garantem a formação geral de ensino médio e, ao mesmo tempo, a formação técnica. “Assim, essas pessoas, independentemente da idade, podem seguir os estudos para o ensino superior ou pleitear uma vaga em concurso público, o que ainda não tinha sido possível porque o certificado é um pré-requisito. Além disso, podem ter uma profissão certificada”, explica o diretor de Processos Seletivos, Marcos Almeida.
Nesses cursos Proeja do Ifap, a idade é uma vantagem. Quanto maior a faixa etária, mais pontos para concorrer no processo seletivo. O mesmo vale para o número de anos decorridos da conclusão do ensino fundamental. Ou seja, quanto mais tempo longe da escola, mais fácil será conseguir a vaga. “O objetivo é realmente priorizar quem está mais velho e até pensa que não tem mais nenhuma oportunidade. Tem sim. Toda idade é propícia para estudar e, no caso do Ifap, ainda proporcionamos que esse estudante, que talvez não tenha uma profissão formal, possa se ter um técnico”, ressalta Almeida.
Quadro de vagas
Campus |
Curso |
Número de vagas |
Laranjal do Jari |
Técnico em Logística |
40 |
Macapá |
Técnico em Segurança do Trabalho |
30 |
Porto Grande |
Técnico em Administração |
30 |
Técnico em Agropecuária |
30 |
|
Santana |
Técnico em Logística |
30 |
Como todo processo seletivo do Ifap, as vagas do PS Proeja 2021.2 são divididas entre ampla concorrência (50%) e para quem estudou anteriormente somente em escolas públicas (50%), sendo estas ainda divididas entre as ações afirmativas e cotas sociais. As vagas não preenchidas pelas ações afirmativas/cotas sociais, após o esgotamento das listas de espera, são destinadas aos candidatos inscritos pela ampla concorrência.
Como se inscrever
As inscrições são efetuadas apenas pela internet. O candidato deve acessar a página http://processoseletivo.ifap.edu.br/, clicar na imagem que diz “PROCESSO SELETIVO PROEJA 2021.2, selecionar o Nível de Ensino, Modalidade, Campus, Curso, Turno desejados e clicar em “INSCREVA-SE”, digitar o CPF e, em seguida, clicar em “Não sou um robô” e “Consultar”.
Os passos seguintes são:
1° Preencher todos os campos, informando os dados pessoais obrigatórios, bem como inserir a data de conclusão do ensino fundamental, solicitados na Ficha de Inscrição, e clicar em “Continuar”;
2° Indicar se quer concorrer às vagas reservadas, conforme disposto no subitem 5.4 do edital. Clicar em “Continuar”;
3° Anexar os documentos relacionados com a modalidade de inscrição;
4º Preencher o Formulário Sócioeconômico (Cotas: C1,C2,C3 e C4);
5° Confirmar as declarações.
Atenção aos documentos necessários para inscrição
O candidato deve ler o edital com atenção para saber exatamente quais os documentos devem ser providenciados para garantir a inscrição. Todos os documentos devem ser encaminhados pelo candidato pela página do processo seletivo, somente no período de inscrição ou período de envio de documentação complementar solicitado pela comissão. A não anexação de algum dos documentos solicitados implicará o indeferimento da inscrição.
Documentos exigidos na inscrição
-
Documento de identificação – Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe ou identidade militar. Cadastro de Pessoa Física (CPF). Documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil.
-
Histórico Escolar, Atestado de Conclusão ou Declaração de Conclusão do Ensino fundamental
-
Laudo médico no caso de Pessoas com Deficiência
-
Documentos comprobatórios de Ação Afirmativa ou Cota Social
O candidato deverá, obrigatoriamente, anexar um arquivo único digitalizado (pode ser uma foto de telefone celular) em formato PDF a documentação exigida em cada item do edital, independentemente do número de páginas, com frente e verso de cada documento. Portanto, deve ser anexado um PDF para documento oficial de identificação, um PDF para Histórico Escolar, Atestado de Conclusão ou Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental, um PDF com o laudo médico no caso de pessoas com deficiência e outro PDF com os documentos comprobatórios de cada ação afirmativa ou cota social.
A comprovação de renda familiar é obrigatória para os candidatos das cotas C1, C2, C3 e C4. Os documentos exigidos estão descritos no anexo I do edital e devem ser anexados no 3º passo da inscrição. Os candidatos autodeclarados indígenas deverão anexar documento emitido pela Funai declarando sua condição indígena no 3º passo da inscrição) No 4º passo da inscrição, o questionário de perfil socioeconômico deve ser preenchido de forma eletrônica obrigatoriamente para as cotas C1, C2, C3 e C4,.
Caso o candidato esteja concorrendo às vagas reservadas a Pessoas com Deficiência – PcD e às Ações Afirmativas/Cotas Sociais, concomitantemente, deverá anexar e declarar de forma eletrônica, no ato da inscrição, o laudo médico, a comprovação de renda familiar, a declaração de estudos exclusivos na rede pública e a Autodeclaração de Cor/Etnia).
Para dúvidas, auxílio e mais informações, o candidato poderá entrar em contato por e-mail ao endereço ps.proeja@ifap.edu.br ou aplicativo de mensagem para o número 96 99181-2386.
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: comunicacao@ifap.edu.br
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa