Adolescentes, jovens e adultos que pretendem ingressar no ensino superior e se tornarem profissionais de destaque podem escolher um dos 18 cursos superiores ofertados pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério de Educação (MEC), para ingresso no primeiro semestre de 2026. São 694 vagas em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos nos seis campi da instituição localizados nos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Santana. As inscrições no Sisu serão de 19 a 23 de janeiro.
Quadro de vagas
|
CAMPUS |
CURSOS |
QT DE VAGAS |
||||||||
|
Laranjal do Jari |
Bacharelado em Administração |
40 |
||||||||
|
Bacharelado em Engenharia Florestal |
40 |
|||||||||
|
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema |
40 |
|||||||||
|
Licenciatura Ciências Biológicas |
40 |
|||||||||
|
Macapá |
|
40 |
||||||||
|
40 |
||||||||||
|
40 |
||||||||||
|
40 |
||||||||||
|
40 |
||||||||||
|
40 |
||||||||||
|
40 |
||||||||||
|
40 |
||||||||||
|
Oiapoque |
Tecnólogo em Gestão Comercial |
34 |
||||||||
|
Pedra Branca |
Tecnólogo em Processos Gerenciais |
40 |
||||||||
|
Porto Grande |
Bacharelado em Engenharia Agronômica |
30 |
||||||||
|
Bacharelado em Medicina Veterinária |
30 |
|||||||||
|
Santana |
Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos |
40 |
||||||||
|
Tecnólogo em Comércio Exterior |
40 |
Inscrições e matrículas
Os candidatos interessados em concorrer às vagas ofertadas pelo Ifap deverão acessar o endereço eletrônico http://acessounico.mec.gov.br/sisu bem como acessar a página eletrônica do Ifap http://ifap.edu.br/index.php/ensino/sisu onde constam o edital e todas as informações referentes ao ingresso dos novos estudantes nos cursos superiores.
A seleção pelo sistema SiSU assegura a expectativa de direito à vaga no curso que o candidato se inscreveu. Caberá ao Ifap a convocação para realização das matrículas e demais convocações em relação à lista de espera, seguindo o cronograma. O candidato deve acompanhar o Portal do SiSUe a página eletrônica do Ifap para saber os procedimentos de matrículas, documentos necessários e prazos a serem seguidos.
Os candidatos selecionados na chamada regular e os convocados para matrículas da lista de espera da 1ª edição de 2026 do SiSU deverão fazer a matrícula de forma online no link disponibilizado na data do resultado da chamada regular e data da convocação da lista de espera para matrículas das vagas remanescentes. Cada documento de convocação conterá informações complementares que precisam ser acompanhadas pelo candidato.
Cotas
O Ifap reserva, no mínimo 50% das vagas de cada curso a candidatos que cursaram, integralmente, o ensino médio em instituições públicas de ensino ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, levando-se em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência. As vagas serão distribuídas segundo o último sendo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística da população do Amapá.
Do total das vagas oferecidas pelo Instituto Federal do Amapá, por curso e turno, destinadas à ampla concorrência, 2,5% serão reservados às políticas específicas de ações afirmativas de candidatos com deficiência (Código: V) adotadas pelo Ifap. Para as escolas públicas são destinadas 78,63% para pretos, pardos e indígenas, 7,46% para pessoas com deficiência e 1,76% para quilombolas.
Cronograma Sisu
|
Período de Inscrições |
19 a 23 de janeiro de 2026 |
|
Resultado da chamada regular |
29 de janeiro de 2026 |
|
Matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular no Ifap |
2 a 8 de fevereiro 2026 |
|
Manifestação de interesse em participar da lista de espera |
29 de janeiro a 2 de fevereiro 2026 |
|
Resultado e convocação da lista de espera |
A partir de 11/02/2026 |
|
Chamada Pública de Manifestação Presencial |
13/02/2026 |
|
Resultado da Manifestação Presencial |
14/02/2026 |
|
Convocação da lista de espera para matrículas das vagas remanescentes |
14/02/2026 |
|
Matrículas das vagas remanescentes |
16 a 17/02/2026 |
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: comunicacao@ifap.edu.br
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa




