Ifap oferta 725 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio

Processo Seletivo 2020.1 terá inscrições entre os dias 21 de setembro e 20 de outubro no sistema on-line e a seleção dos candidatos será com base no histórico escolar do ensino fundamental

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) lançou nesta quinta-feira (19/9) o Processo Seletivo para Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio, na modalidade presencial, ofertados nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana, para ingresso no primeiro semestre de 2020. São ofertadas 725 vagas em 17 cursos destinados a estudantes que concluíram o ensino fundamental em idade regular, ou seja, estão terminando agora em 2019 o último ano ou última série do ensino fundamental. As inscrições serão realizadas no período de 21 de setembro a 20 de outubro, no sistema on-line. Para se inscrever ou saber mais, clique aqui.

O PS Técnico Integrado 2020.1 ocorrerá pela classificação do estudante por meio do desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º ano (antiga 5ª série), 7º ano (antiga 6ª série) e 8° ano (antiga 7ª série) do ensino fundamental, conforme detalhado no edital. As notas são informadas no momento da inscrição e deverão ser comprovadas com a apresentação do histórico escolar durante a matrícula na instituição.

Para se inscrever o candidato deverá acessar a página do processo seletivo <http://processoseletivo.ifap.edu.br/>, entrar no “Sistema de Seleção do Ifap”, clicar em “Entrar/Acompanhar”, criar uma conta e incluir os dados solicitados. Depois de escolher o curso e o respectivo campus, deve preencher todos os dados e, em seguida, clicar em “Imprimir Guia de Recolhimento da União (GRU Simples)” ou “Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição”. O valor da taxa de inscrição é de R$ 10.

Conforme a legislação de cotas, 50% das vagas de cada curso são reservadas aos candidatos que estudaram, integralmente, em instituições públicas de ensino, identificados mediante as informações descritas no formulário de inscrição. Dessas 50%, a metade é reservada aos estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e superior a 1,5 salário mínimo per capita, para as cotas de autodeclarados pretos, pardos e Indígenas e de pessoas com deficiência.

Vitórias

Durante o lançamento do PS Técnico Integrado 2020.1, no hall do auditório do campus Macapá, com a presença de equipes da Imprensa, convidados e servidores do Ifap, a reitora Marialva Almeida afirmou que a instituição está preparada para receber os 725 novos alunos nos cursos técnicos integrados, em 2020, graças ao trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido e cada vez mais aprimorado aos longo dos anos. “Venham ser vitoriosos no Ifap”, declarou.

O pró-reitor de Ensino, Romaro Silva, destacou que este processo seletivo é exclusivo para os cursos técnicos integrados porque coincide com o calendário do ensino fundamental. “São cursos na forma integral onde as turmas têm tanto a formação técnica como a formação regular do ensino médio. E nossos alunos demonstram que saem tanto profissionais prontos para o mercado como preparados para ingressar nos cursos superiores”, disse.

Para conhecer mais, acesse a série de reportagens Minha vitória no Ifap.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: comunicacao@ifap.edu.br
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa