O Instituto Federal do Amapá (Ifap) será a instituição realizadora do projeto piloto “Educação de Trânsito para a Vida e Trabalho” do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é formar condutores profissionais de veículos, preferencialmente mulheres, que não têm condições de pagar pelos serviços de formação. Autor da proposta, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) participou, nesta quinta-feira (28/11), junto com o ministro da Educação, Camilo Santana, da assinatura do Termo de Execução (TED) do projeto.
Os cursos serão gratuitos e oferecidos pelos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Serão destinados, preferencialmente, ao público de pessoas inscritas no Cadúnico e mulheres em situação de vulnerabilidade social terão prioridade.
O primeiro curso terá como tema “Educação de Trânsito para Formação do Condutor para o Exercício de Atividade Remunerada” (EAR), com 80 vagas, ofertadas pelo Ifap. A expectativa é formar, nos próximos três anos, 1,5 milhão de brasileiros, que poderão ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação.
“Estamos há um ano lutando pela concretização desse projeto tão importante para a formação de novos condutores. O trânsito do Brasil é o terceiro que mais mata no mundo e precisamos ter uma mão de obra qualificada, andando pelas rodovias federais”, declarou o senador Davi, destacando que o projeto também vai contribuir para a geração de emprego, renda e oportunidades no setor de transportes.
O reitor do Ifap, Romaro Silva, considera de alta relevância o Ifap ser a primeira instituição a implantar o projeto, favorecendo a população amapaense, principalmente a mais pobre. “Nós estamos falando de oportunidades, de cursos técnicos que ensinarão uma profissão e que deixarão esse aluno preparado para o mercado de trabalho”, afirmou.
Também participaram do encontro no MEC o secretário executivo Leonardo Barchini e o secretário de Educação profissional e tecnológica, Marcelo Bregagnoli.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Senador Davi Alcolumbre
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)