Aproximadamente 150 mil pessoas estiveram presentes na edição deste ano do bloco “A Banda”, que percorreu ruas da capital na tarde desta terça-feira de carnaval, 25. O trabalho de limpeza realizado pela prefeitura da capital iniciou por volta das 15h, após a saída dos foliões em frente à sede do bloco, na Avenida Ernestino Borges (Centro) e encerrou à 1h desta quarta-feira de cinzas, 26, no mesmo local de saída.
Foram retiradas cerca de 100 toneladas de lixo das vias e calçadas do percurso, que também receberam lavagem com essência de lavanda. Todo o trabalho, durante o trajeto, foi acompanhado de perto pelo prefeito de Macapá, Clécio Luís.
“Acompanhamos de perto o trabalho durante todo o percurso. Foi uma ação bastante positiva, pois foram mais de 10 horas de serviços que envolveram mais de 150 profissionais, entre técnicos, fiscais da Semzur e serviços gerais, para fazer a limpeza, lavagem da pista. Este ano, foram usados 45 mil litros de essência de lavanda para perfumar as vias do percurso”, destacou o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Claudiomar Rosa.
“Eu saio na ‘Banda’ há mais de trinta anos e, nos últimos sete anos, percebo que a cidade não amanhece suja como acontecia antes. Fico feliz em ver a cidade limpa e bem organizada depois do carnaval”, relatou o assistente de segurança, Paulo Rogério Vasconcelos.
Até o momento, as equipes de limpeza já recolheram 300 toneladas de resíduos descartáveis, que foram produzidos no carnaval dos blocos, Desfile das Escolas de Samba, carnavais independentes dos bairros. O material reciclado, com valor de mercado, foi destinado à Associação de Catadores de Macapá, que fará a destinação final do produto de maneira reciclada.
Fonte: Ascom/Semzur