Operação Ir e Vir: Procon inicia fiscalização inédita em empresas de ônibus

Fiscalização busca verificar o estado de conservação dos veículos utilizados no transporte público dos amapaenses.

No primeiro dia de fiscalização foram encontradas diversas irregularidades nos veículos de uma empresa localizada na zona norte de Macapá - Foto: Albenir Souza/Secom

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) iniciou uma fiscalização inédita que ocorrerá de terça a sexta-feira (24 a 27 de setembro). É a ‘Operação Ir e Vir’ que busca verificar o estado de conservação dos ônibus que circulam pela capital Macapá.

A fiscalização começou por uma empresa de ônibus localizada na zona norte de Macapá. Em três veículos foram encontradas irregularidades, como: apoio de braço dos bancos deterioradas com a estrutura de ferro exposta; cinto de segurança para cadeirantes sem o engate; botão de acionamento de solicitação de parada para cadeirantes sem funcionar e ausência de banco de acompanhante para cadeirantes.

“Isso coloca em risco a saúde e a segurança do consumidor”, alertou a chefe de fiscalização do Procon, Lana Silva. São observas as condições de higiene, segurança, conservação dos assentos e, se os elevadores de acessibilidade estão operantes. “Queremos garantir a segurança dos usuários que utilizam os serviços dessas empresas”, acrescentou.

Por causa das irregularidades encontradas, a empresa foi autuada com base na Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) e tem 10 dias para apresentar defesa no setor jurídico do Procon, podendo nesse primeiro momento, responder administrativamente. Em caso de reincidência de infração, a empresa poderá sofrer outras penalidades. Fonte: Portal GEA