Uma parceria entre a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Juventude (Sejuv) e o Sesi vai ofertar aos cerca de 4 mil beneficiários do Amapá Jovem em Macapá, cursos com formação profissional e motivacionais.
O anúncio da parceria aconteceu na tarde desta quinta-feira, 26, no auditório do Centro Sociocultural e Educacional A Banda, com a presença de representantes das duas entidades e jovens beneficiários.
Os cursos e palestras que serão ofertados pelo Sesi acontecem regularmente e estão relacionados aos temas: motivação; relação interpessoal; autoestima; comunicação, trabalho em equipe e; atendimento ao cliente.
Em todo o estado, O Amapá Jovem tem 10 mil beneficiários, sendo cerca de 4 mil em Macapá. O secretário da Juventude, Pedro Filé, explica que, como o programa é transversal, é necessário o apoio de instituições que invistam no mercado de trabalho.
“Viemos atrás do Sesi para beneficiar mais ainda os jovens que participam do programa. Todos os bolsistas serão contemplados com os cursos da instituição, todos com certificados”, reforçou.
Durante o evento, houve uma palestra sobre o combate ao suicídio, com a psicóloga Franciele Santiago, que disseminou informações sobre os órgãos responsáveis por atendimento a pessoas que precisem de ajuda, com depressão ou tentativa de suicídio. Houve, ainda, uma apresentação teatral sobre a depressão, realizada pela dupla Thiago e Gabriel, que emocionou o público presente de jovens dos diversos polos de Macapá.
Como encerramento, a psicóloga e palestrante solicitou aos jovens que escrevessem uma frase de apoio a um amigo que poderia estar com depressão. O jovem do polo Deusolina Sales Farias, Lonn Souza, 21 anos, contou que tem uma amiga passando por um momento difícil. Ele apresentou a frase, e afirmou tê-la dito à amiga.
“Uma amiga minha está passando pelo difícil quadro da depressão, e já pensa em se matar. Por isso, escrevi essa frase aqui: ‘quando tudo parecer perdido, olhe para cima e veja o quanto Jesus é maravilhoso’”, expressou. Fonte: Portal GEA