Prefeitura de Macapá lança Cadastro Único da Saúde

O sistema será usado para cadastramento de usuários para o prontuário eletrônico e também para o agendamento de procedimentos na rede municipal de saúde, como as campanhas de vacinação.

Visando dar mais agilidade na gestão de informações da Saúde e, paralelo a isso, reduzir o tempo de espera para realização de procedimentos, como a vacinação, a Prefeitura de Macapá lança o Cadastro Único da Saúde (CadSaúde). Inicialmente o serviço será usado na campanha de vacinação contra a Covid-19, mas a longo prazo as informações inseridas no banco de dados do sistema e serão utilizadas para criação do prontuário eletrônico do paciente e cadastro dos usuários no sistema de saúde do município.

Esta iniciativa possibilita que o usuário faça o agendamento da aplicação da dose da vacina contra a Covid-19 e isso poderá ser feito a partir do cadastro inicial no CadSaúde. De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Governo, Lucas Quintela, esse é o passo inicial para criação da base de dados para o prontuário eletrônico do paciente, que já está sendo utilizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Raul Matte e Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.

“Nesse primeiro momento somente esses dois locais estão usando o prontuário eletrônico, mas em breve vamos expandir para que as demais unidades de saúde utilizem esta ferramenta. Com isso, todas as atividades envolvendo consultas, procedimentos, exames e vacinação serão realizados a partir desta base de dados”, disse Lucas Quintela, que também é responsável pela implantação do CadSaúde.

O cadastramento já está disponível e poderão se cadastrar os adolescentes de 12 anos para recebimento da primeira dose da vacina contra a Covid-19. O link estará disponível na parte de serviços do site da Prefeitura de Macapá, disponível no endereço macapa.ap.gov.br. (PMM/AP)