Prefeitura de Macapá tem 50 profissionais da linha de frente com casos confirmados de coronavírus

São servidores que estavam no atendimento direto da população nas áreas da Saúde, Guarda Municipal, Assistência Social e fiscalização.

Foto: Divulgação/Internet

A Vigilância Epidemiológica de Macapá contabilizou até sexta-feira, 24 de abril, 50 profissionais da linha de frente contra a Covid-19 da Prefeitura de Macapá com casos confirmados da doença. São servidores que estavam no atendimento direto da população nas áreas da Saúde, Guarda Municipal, Assistência Social e fiscalização.

Outros 21 profissionais dessas secretarias estão com suspeita de Coronavírus. Os dados de casos confirmados incluem médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, guardas, assistente social e secretários. Estão confirmados com a doença 47 servidores da Saúde, sendo 17 do sexo masculino e 30 do sexo feminino; 2 da Guarda Municipal e 1 caso na Assistência Social.

Dentre os servidores infectados e curados estão o secretário de Saúde, Eldren Lage e a ex-secretária de Saúde e assessora técnica, Silvana Vedovelli. Como estão na linha de frente e tiveram contado com um paciente infectado, os mesmos realizaram o teste rápido no dia 22 de abril apresentando IGM negativo e IGG positivo, o que caracteriza infecção tardia, podendo-se afirmar, então, que já tiveram contato com o vírus sem ter desenvolvido a doença e de forma assintomática.

Desde o início da epidemia, os gestores vêm mantendo o distanciamento entre as pessoas no trabalho, utilização de máscaras, higienização frequentemente das mãos, janelas abertas e ambientes limpos e arejados, e, mesmo assintomáticos, mantêm os mesmos cuidados.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Charles Rui Secco, foi afastado e internado, desde o início da semana, com todos os sintomas característicos do Covid-19, como febre, tosse e falta de ar. Os testes rápido e o de escarro (PCR), que foram feitos neste fim de semana, deram resultado positivo para o Coronavírus. O comandante continua internado em um hospital particular, na Unidade de Terapia Intensiva, e vem reagindo bem ao tratamento.

Secretaria de Comunicação de Macapá