A Vigilância Epidemiológica de Macapá contabilizou até sexta-feira, 24 de abril, 50 profissionais da linha de frente contra a Covid-19 da Prefeitura de Macapá com casos confirmados da doença. São servidores que estavam no atendimento direto da população nas áreas da Saúde, Guarda Municipal, Assistência Social e fiscalização.
Outros 21 profissionais dessas secretarias estão com suspeita de Coronavírus. Os dados de casos confirmados incluem médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, guardas, assistente social e secretários. Estão confirmados com a doença 47 servidores da Saúde, sendo 17 do sexo masculino e 30 do sexo feminino; 2 da Guarda Municipal e 1 caso na Assistência Social.
Dentre os servidores infectados e curados estão o secretário de Saúde, Eldren Lage e a ex-secretária de Saúde e assessora técnica, Silvana Vedovelli. Como estão na linha de frente e tiveram contado com um paciente infectado, os mesmos realizaram o teste rápido no dia 22 de abril apresentando IGM negativo e IGG positivo, o que caracteriza infecção tardia, podendo-se afirmar, então, que já tiveram contato com o vírus sem ter desenvolvido a doença e de forma assintomática.
Desde o início da epidemia, os gestores vêm mantendo o distanciamento entre as pessoas no trabalho, utilização de máscaras, higienização frequentemente das mãos, janelas abertas e ambientes limpos e arejados, e, mesmo assintomáticos, mantêm os mesmos cuidados.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Charles Rui Secco, foi afastado e internado, desde o início da semana, com todos os sintomas característicos do Covid-19, como febre, tosse e falta de ar. Os testes rápido e o de escarro (PCR), que foram feitos neste fim de semana, deram resultado positivo para o Coronavírus. O comandante continua internado em um hospital particular, na Unidade de Terapia Intensiva, e vem reagindo bem ao tratamento.
Secretaria de Comunicação de Macapá