Prefeitura oferta cursos profissionalizantes a moradores do Congós

Cursos serão ofertados no Centro Comunitário Profissionalizante Congós.

A Prefeitura anunciou para fevereiro a oferta de cursos de capacitação no Centro Comunitário Profissionalizante Congós. O funcionamento do local vai possibilitar a preparação profissional dos moradores e buscar a inserção deles no mercado de trabalho. O espaço está localizado na rua Doutor Alberto Lima.

A abertura do local se deu a partir de um encontro entre o secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Augusto Félix, e lideranças comunitárias do bairro, quando foram definidos os detalhes do funcionamento do centro, que abrirá as portas ofertando vários cursos profissionalizantes.

“O centro comunitário é um espaço de relação direta com a comunidade e promover capacitação profissional em diversas áreas é uma maneira de fortalecer essa relação. Sabemos as necessidades dos moradores do bairro e a partir desse conhecimento, ofertaremos cursos que os preparem para o mercado de trabalho, oferecendo um novo caminho”, destaca o titular da pasta.

A presidente da associação de moradores do bairro, Mara Menescal, avalia como fundamental a participação da população para o início das atividades do centro. “Esse foi um momento muito importante para nossa comunidade e participar de forma coletiva e atuante na escolha de como vai funcionar nosso centro e quais cursos serão ofertados é importante para todos”, comenta.

A representante da Associação de Mulheres Voluntárias, Nadir Santos, relata as dificuldades e as carências que a comunidade tem no acesso a esses cursos e destaca que essa é uma oportunidade para que os moradores se capacitem. “Nossa comunidade quase não tem acesso a cursos desses níveis e a qualificação profissional vai fazer com que todos tenham novas oportunidades de trabalho”, relata.

Estrutura
O centro comunitário possui cinco salas, um auditório e cozinha. Ele foi construído a partir de uma emenda de R$ 500 mil da então deputada federal Janete Capiberibe (PSB), por meio de uma solicitação da associação de moradores do bairro.

 

Fonte: Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação