Neste sábado (05) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para celebrar a data, a Fundação Bioparque da Amazônia preparou uma extensa programação para o mês de junho. Como importante instrumento de formação ecológica da cidade de Macapá e cartão postal, o parque realizará ações de conscientização, blitz educativa e palestras relacionadas ao tema durante todo o mês. As programações iniciam neste sábado (05) e seguem até o dia 26 de junho.
De acordo com o diretor-presidente do Bioparque, Marcelo Oliveira, as atividades tem o objetivo de conscientizar os visitantes sobre ecologia e preservação. “Estamos com uma extensa programação para visitantes, moradores das comunidades vizinhas e também escolas e estudantes. Será um momento em que as pessoas que visitam o parque poderão conhecer a importância de cada um de nós para o meio ambiente”, explica.
Ainda conforme explica o gestor, a programação contará com a parceria do Corpo de Bombeiros do Amapá, Batalhão Ambiental, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e do Gabinete da vice-prefeita. “A programação é uma união de esforços do corpo técnico do parque, dos parceiros e da gestão municipal, pois sem eles não poderíamos fazer esta importante ação”, finaliza.
A programação contará também com palestras no Meliponário da Amazônia sobre o cultivo e manejo das abelhas sem ferrão da Amazônia, que tem como público os moradores do entorno do parque.
Toda a programação do mês de junho de Meio Ambiente será gratuita, sendo cobrado apenas a taxa de entrada no parque. As visitações das escolas acontecem às terças-feiras de maneira agendada com guarda-parques e número reduzido de alunos para evitar aglomeração.
Confira a programação
05/06
Atividades: Blitz educativa; distribuição de mudas de plantas; plantio de árvore; atividade de educação ambiental
Local: Bioparque.
Hora: Atividades internas a partir de 9h/ Blitz Educativa às 16h
Público alvo: Visitantes e transeuntes.
12/06
Atividades: Exposição de coleção biológica (IEPA); Oficina: Horta.
Local: Bioparque.
Hora: 09h.
Público alvo: Visitantes e estudantes
18/06
Atividades: Palestra sobre o Meliponário (abelhas sem ferrão) – Com certificado
Local: Meliponário da Amazônia – Bioparque.
Hora: 09h.
Público alvo: Visitantes, biólogos, acadêmicos e estudantes.
19/06
Atividades: Caminhada interpretativa na trilha guarda-parque.
Local: Bioparque.
Hora: 09h.
Público alvo: Visitantes interessados (cadastro prévio na administração do parque).
26/06
Atividades: Stand do Corpo de Bombeiros; Plantio de 100 mudas de Ipê no bairro Murici
Locais: Bioparque e bairro do Murici.
Hora: A partir de 09h.
Público alvo: Visitantes; acadêmicos; estudantes e moradores do bairro do Murici.
Lucas Costa
Fundação Bioparque da Amazônia