As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada ao ensino superior público e privado no Brasil, já estão chegando. Nos dias 4 e 11 de novembro, mais de 5,5 milhões de pessoas estão confirmadas para participar do exame. Desse número, 40, 6 mil pertencem ao Amapá e 10 mil deles são estudantes da rede pública estadual.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) cedeu 90 unidades escolares para as realizações das provas, distribuídas em oito municípios do Estado (Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Amapá, Tartarugalzinho e Mazagão). Elas serão entregues a partir de sábado, 3.
Os participantes podem acessar o cartão de confirmação da inscrição, que informa o local de provas, pelo site www.enem.inep.gov.br. É necessário, também, ficar atento ao horário do exame, pois coincide com início do horário de verão, o que pode gerar dúvidas. No Amapá, acontecerá a abertura dos portões às 11h e o fechamento às 12h. A prova inicia às 12h30; no dia 4, o tempo vai até 18h e no dia 7, até 17h30, tudo no horário local.
Conforme o edital do processo seletivo, é obrigatório ter o documento oficial com foto e caneta transparente de tinta preta para fazer a prova. O cartão é opcional. Vale lembrar que não serão aceitas cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas.
Bailique
O Governo do Estado do Amapá (GEA) está trazendo, com recursos próprios, do arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, 70 estudantes da rede estadual de ensino para fazerem a prova do Enem 2018. Eles são das escolas estaduais Bosque e Itamatatuba, e pertencem também a Região da Terra Grande e Igarapé Grande.
Fonte: Portal GEA