O serviço de emissão de carteiras de identificação do autista no Super Fácil da Zona Oeste, em Macapá, já soma 374 pessoas cadastradas. O benefício faz parte do pacote de ações do Governo do Amapá para a inclusão e proteção às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com informações da unidade, 326 carteiras já foram entregues e as demais estão para validação. No Amapá, 28 mil pessoas têm o transtorno, segundo o governo. O documento busca facilitar a comprovação e identificação da pessoa com autismo.
No pacote de benefícios, a pessoa cadastrada tem direito a isenção no pagamento do IPVA; prioridade na fila de bancos, supermercados e lojas; redução de 50% na duração da carga horária de servidor público estadual; e meia-entrada às sessões de cinema, teatro, competições esportivas, shows e outros eventos culturais exibidos nas salas e casas de espetáculos instaladas no estado.
Nesta terça-feira, 2, é celebrado o Dia Mundial do Autismo. A data foi criada para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o transtorno, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Serviço
Para solicitar a carteira de identificação do autista, o responsável ou representante legal deve procurar a unidade Super Fácil Zona Oeste, portando seus documentos pessoais e da pessoa com TEA, sendo cópias e originais do RG; CPF; comprovante de residência; laudo médico emitido pelo SUS ou por instituição conveniada; e duas fotos 3×4 atuais e com fundo branco. Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h.
Fonte: Portal GEA