Desde 2019, o Governo do Estado já convocou 47 candidatos aprovados no concurso da Agência de Fomentos do Amapá (Afap), lançado em 2018 para preencher o quadro permanente da instituição, com vagas para cargos efetivos de nível médio e superior. O certame foi homologado em maio de 2019.
A servidora Raniele Juvêncio, 24 anos, foi convocada em 2020 para o cargo de assistente administrativo e conta a alegria que sentiu ao ser aprovada no seu primeiro concurso.
“Quando saiu o gabarito, eu fiquei muito feliz porque imaginei que ia passar. A Afap seria o meu primeiro emprego, estágio, tudo. Hoje eu me sustento com o salário daqui”, conta Raniele.
Em plena pandemia a Afap estava contratando novos funcionários para melhorar e ampliar seu atendimento ao público, uma vez que a crise financeira provocada pelo novo coronavírus também precisava ser combatida, como destaca o presidente da instituição, Francisco de Assis.
“Nós precisávamos encontrar soluções para atender a crescente demanda por crédito. Os empreendedores precisavam se adaptar a nova realidade pandêmica e o Estado criou vários programas necessário para lidar com o momento, como o Programa Amapá Mais Forte. Por isso, a mão de obra dos concursados foi essencial neste momento”, explicou Assis.
O presidente ressaltou ainda a reabertura dos postos avançados. A Afap possui três postos para atendimento ao público, distribuídos entre Laranjal do Jari, Santana e Oiapoque.
“Já convocamos servidores para os postos avançados da Afap e esperamos, em breve, estar com todos os postos funcionando plenamente”, comenta Francisco.
Prorrogado em 2021, o segundo concurso público da Afap tem validade até maio de 2023. Com isso, a Afap continua convocando candidatos conforme a demanda da instituição. (GEA)