O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) iniciou na segunda-feira, 16, uma fiscalização que vai percorrer farmácias de Macapá e Santana para monitorar e avaliar reajustes em itens como álcool em gel e máscaras de proteção.
Com o aumento na procura de produtos de higiene e prevenção, as prateleiras dos estabelecimentos esvaziaram estoques e renovam com preços mais elevados, segundo denúncias registradas junto ao Procon.
No primeiro dia de fiscalização, dez farmácias foram notificadas para apresentar as três últimas notas fiscais de compra de produtos para justificar o aumento de preço. Caso haja irregularidade a empresa sofrerá penalidades.
Baseada no Código de Defesa do Consumidor (CDC), a ação do Procon segue sem determinar o número total de farmácias que serão fiscalizadas e sem data prevista de término.
Como denunciar
Caso o consumidor sinta-se lesado ou identifique aumento exorbitante de preço, denúncias podem ser registradas através do número 151 ou através das redes sociais do Procon (Facebook ou Instagram). Fonte: Portal GEA