O Programa Amapá Jovem, coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), segue com diversas atividades nos polos dos 16 municípios. O programa retornou oficialmente no dia 19 de novembro.
Entre as atividades está o minicurso de Letrismo, um estilo artístico atualmente conhecido por poetas no mundo todo. No polo da Escola Estadual Deusolina Salles Farias, por exemplo, participaram 50 jovens, nesta terça-feira, 11.
O minicurso mostra aos participadores a arte, a origem e a diferença da arte plástica e demais elementos como o grafite e as chamadas “pichações”. O Letrismo se destaca como arte pela organização e, em várias obras, letras e pinturas, se misturam.
O bolsista Pablo Miranda, 18 anos, destaca que essa nova roupagem que o programa ganhou, vem despertando mais o interesse do jovem. “O que nós queremos é ganhar espaço e ter oportunidade dentro da sociedade. É isso o que o Amapá Jovem oferece, através do conhecimento que adquirimos nas atividades do programa”, revelou o jovem.
De acordo com o coordenador dos polos do Programa Amapá Jovem, Renan Santos, as atividades seguem até o dia 21 de dezembro, para recesso natalino e ano novo, com retorno previsto para janeiro de 2019.
Amapá Jovem
O programa visa à inclusão e qualificação de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Entre os benefícios está a transferência de renda de R$ 120 e inclusão em cursos profissionalizantes, oficinas de arte e cultura, aulas de cidadania e atividades, pedagógica e esportivas. A meta é atingir, de maneira gradativa, até o fim de 2018 cerca de 13 mil jovens e, fechar 2019 com 20 mil participantes.
Fonte: Portal GEA