O mercado automotivo do Brasil é um dos mais rentáveis do mundo. O cenário é positivo em todos os sentidos e, mesmo com toda a facilidade de mobilidade urbana e até mesmo a possibilidade de aplicativos de corrida, o brasileiro não perde o costume de investir alto na compra do seu veículo.
De olho nessa movimentação, os fabricantes entram em cena e tentam entregar o auto moderno para que o consumidor tenha em mãos uma verdadeira máquina. O problema é que os seminovos ainda são uma grande paixão do brasileiro, que não pensa duas vezes na hora de comprar um carro usado.
Entre os modelos que mais chamam a atenção, o consumidor opta por Gol, Fiat Palio, Ford Ka, Renault Clio, HB20, entre outros. O motivo para essa demanda do mercado é simples e vamos explicar abaixo:
Financeiro: Mesmo com toda evolução econômica que o Brasil apresenta, a população ainda encontra muita dificuldade na hora de investir no carro zero de fábrica. Os juros e parcelas altas, juntamente com o seguro mensal e a quantia para manter o auto impecável, deixam praticamente inviável para muitas famílias.
Enquanto isso, quem opta por adquirir um veículo seminovo, acredita que vale mais a pena, pois tem facilidade na hora da compra e consegue quitar seu carro com tranquilidade e, de quebra, sem pesar no orçamento familiar.
Cuidados para comprar um seminovo
Apesar de toda a vantagem que o seminovo apresenta na hora de comprar o carro, o comprador precisa de cuidados primordiais para ter uma experiência sadia e que possa entregar conforto durante o momento com o auto.
Documentação: Esse ponto é chave para os compradores de seminovos. Muitos motoristas não pegam a documentação na hora do investimento e andam por semanas ou até meses sem a documentação do veículo. Com isso, o risco de ver o carro apreendido aumenta de forma considerável e prejudica a locomoção pela cidade.
Dívidas antigas: Por não adquirir um carro zerado de fábrica, o condutor precisa olhar com muita atenção se o veículo apresenta dívidas de donos anteriores. Caso não dê atenção a isso, ele pode se deparar com débitos atrasados e ter despesas inesperadas logo depois da compra.
Manutenção: Outra questão que é fundamental antes de bater o martelo pela compra do seu seminovo é a vida útil do carro. O condutor precisa entender que um veículo usado, não terá o mesmo rendimento. Porém, antes de fechar o acordo, faça uma avaliação com um mecânico de confiança e tenha em mãos todos os detalhes que o carro apresenta de defeito. Quanto mais informação, melhor para evitar dor de cabeça com o carro.
Loja de confiança: Por fim, uma dica que fica para os compradores e amantes de seminovos é ter muito cuidado com a loja onde vai adquirir o carro. É necessário puxar as informações e ver se o local costuma ter problemas na hora das vendas e se cumpre com todos os requisitos de transferência na documentação.