Com rodeio, shows e cursos, Circuito TecnoAgro e Agropesc movimentam economia de Amapá

Programação ocorrerá de 1 a 4 de dezembro. Objetivo é fortalecer o setor primário e oportunizar comercialização de produtores locais.

Uma das atrações do evento é rodeio que envolve peões do Amapá e Pará, que durante três dias levam grande público a arena. | Foto: Arquivo/Secom

Com uma programação que envolve rodeio, shows e cursos, inicia na próxima quinta-feira, 1, e segue até domingo, 4, a última etapa do Circuito TecnoAgro 2022 e a 29ª edição da Agropesc no município de Amapá. Os eventos são promovidos pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal.

O objetivo é fortalecer o setor primário, oportunizar a comercialização de produtores locais e movimentar a economia da cidade. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e PMA.

Para a festividade, uma grande estrutura está sendo montada no Parque de Exposições João Pompilho, para receber o público que terá acesso a cursos, palestras e oficinas com temas relacionados à pecuária, agricultura familiar e piscicultura. Os treinamentos serão ministrados por técnicos do estado e do município. A programação ainda inclui o rodeio, apresentações culturais e shows artísticos.

De acordo com o gestor da SDR, Janner Gazel, o intuito é levar conhecimento aos produtores e mostrar as novas tecnologias que o mercado já disponibiliza para o setor.

“Vamos fazer um grande evento para encerrar as ações da TecnoAgro e por isso, estamos trabalhando junto com a prefeitura e demais setores do estado para colocar para aos produtores e a população, o que temos de tecnologias para agricultura familiar e dar para os agricultores a chance de vender durante a feira e assim, ter uma renda extra”, destacou.

A estrutura abrigará 37 empreendedores que comercializarão comidas típicas, bebidas e ainda, produtos da agricultura local. Além das atividades voltadas para o setor primário também haverá um espaço para o segmento de produtos artesanais.

O prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, espera visitantes de várias outras cidades.

“Nosso trabalho é voltado para dinamizar o setor primário, através da TecnoAgro/Agrospec, e com o auxílio dos nossos secretários na organização teremos quatro dias de serviços técnicos e entretenimento. Temos convicção que o comprometimento vai gerar resultados positivos nos mais diversos segmentos da nossa comunidade”, disse.

Os eventos culturais e artísticos serão alinhados e divulgados nos próximos dias.

Circuito TecnoAgro

O Circuito TecnoAgro é um conjunto de feiras de negócios realizadas em todos os espaços disponíveis para a exposição do potencial agropecuário e da agricultura familiar do Amapá.

É voltado para pequenos, médios e grandes produtores, além de instituições financeiras e de insumos que atuam no setor agrícola, como forma de incentivar e contribuir para a expansão do setor produtivo por meio de ciência e tecnologia.

Esta edição em Amapá, encerra o circuito de feiras e agrega a 29ª Agropesc, com atividades comerciais e geração de renda. Este ano, a TecnoAgro passou pelos municípios de Macapá, Porto Grande e Tartarugalzinho.

 

Fonte: GEA