Iniciou na terça-feira (25), o curso de Inteligência Artificial e Empreendedorismo promovido pela Prefeitura de Macapá e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Trintas alunos fazem parte da capacitação, que acontece durante 5 semanas. As aulas são realizadas no Campus Marco Zero da UNIFAP.
O curso é uma iniciativa inédita executada pela Secretaria Municipal do Trabalho Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). “Buscamos mostrar novos horizontes aos participantes que ao entrar no mercado de trabalho poderão criar suas próprias oportunidades”, enfatizou a titular da Semtradi, Marciane Santo.
Para o estudante de jornalismo da UNIFAP, Augusto Souza, de 28 anos, essa é uma oportunidade para atualizar o aprendizado e agregar em sua vida profissional.
“A inteligência artificial é uma realidade em todas as profissões, principalmente, para nós que somos da comunicação. Estou realizando essa vontade de conhecer mais sobre esse mundo”, disse.
Jennifer Nascimento se mudou recentemente para Macapá e ficou sabendo da oportunidade através das redes sociais, ela ressaltou que é importante se manter atualizada sobre as novas tecnologias.
O objetivo do curso é capacitar os participantes nas áreas de Inteligência Artificial (IA), associada ao empreendedorismo, e abordar habilidades essenciais para o mercado de trabalho atual.
O curso faz parte do programa Huawei ICT Academy, desenvolvido na UNIFAP em cooperação com a empresa chinesa Huawei e o Ministério da Educação (MEC).
Coordenadora do projeto ICT Academy na UNIFAP e Professora de matemática, Simone Leal, explica que o foco da capacitação é que os alunos possam aplicar a inteligência artificial no empreendedorismo.
“Queremos desenvolver na cidade de Macapá um potencial de empreendedorismo baseado na tecnologia”, reforçou.
O programa abrange todo o processo e desenvolvimento de talentos, desde a oferta de cursos, passando pela capacitação de instrutores, configuração do ambiente de laboratório e certificação de talentos, até a inclusão no mercado de trabalho.
Fonte: PMM/AP
Por Wellington Barros – Secretaria Municipal do Trabalho Desenvolvimento Econômico e Inovação