O combate ao covid-19 pode acontecer de várias maneiras, como o isolamento social, a limpeza de ambientes, a proibição expressa de contato com pessoas infectadas e cuidados com a higiene pessoal e, também, a desinfecção de ambientes. A medida pode ser eficaz no combate ao novo coronavírus.
Uma das soluções mais procuradas para essa higienização é o álcool 70%, que já está em falta nos supermercados e farmácias. Entretanto, o que pouca gente sabe é que uma alternativa ao álcool 70% é a solução clorada, ou seja, a mistura de água com hipoclorito de sódio, a já conhecida água sanitária.
Esta alternativa serve para desinfecção da casa, roupas, sapatos, objetos, utensílios, interior do carro e qualquer área exposta à contaminação do vírus, inclusive a limpeza das mãos. A sua eficiência é básica: eliminação do vírus covid-19.
“Há estudos que comprovam que a solução clorada é mais eficiente que o próprio álcool 70%. As pessoas precisam se informar disso, pois o álcool já está em falta e a água sanitária está disponível”, afirmou Patrício Almeida, enfermeiro epidemiologista da SVS.
Como preparar a solução?
A solução consiste em 0,1% a 0,5% de água sanitária misturada com água. As concentrações têm finalidades diferentes.
– Para descontaminação de superfícies mais delicadas, como roupas, calçados, interior do carro, chaves, celular e similares, é recomendado o uso da concentração 0,1% de água sanitária, um copo de 200 ml de água sanitária (concentração de 2 a 2,5%) em 5 litros de água.
– Para áreas mais rústicas, como o chão, maçanetas, paredes e outras, a solução indicada é 0,5%, ou seja, mistura 1 litro de água sanitária para 4 litros de água limpa.
Estas soluções devem ser armazenadas em um recipiente fosco ou escuro e com tampa, para que não haja a perda do efeito de desinfecção do produto.
Como todo produto químico é necessária toda a atenção possível, como as recomendações de cuidar dos olhos, com o preparo e com o contato com as crianças. Fonte: GEA