Equipes de agentes de saúde e enfermeiros da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), estão monitorando os casos confirmados de coronavírus nas residências dos pacientes infectados.
Eles visitam as casas e identificam possíveis grupos de risco, além de orientarem os familiares sobre as medidas de isolamento domiciliar para casos leves.
Os agentes também recomendam sobre o tratamento e como proceder a higienização, separação de talheres, utensílios e a separação física das pessoas. Caso os sintomas se agravem, a recomendação é procurar uma unidade básica de saúde.
Também é analisada a situação dos familiares, averiguando se ocorrem sintomas, quantas pessoas moram na casa e o perfil de cada um, levando em conta idade e comorbidades.
“O objetivo do nosso trabalho é salvar vidas. Averiguar se qualquer membro da família ou comunicante de um caso confirmado estar com sintomas de forma antecipada é fundamental para acompanhar o paciente e evitar o pior”, explicou Maylin Rodrigues, coordenadora da equipe e gerente do Centro de Informações Epidemiológico de Vigilância em Saúde (Cievs).
O monitoramento dos casos permanecerá ao longo da pandemia, isso trará orientações mais próximas aos casos confirmados e ajudará na estratégia de combate ao coronavírus, esse trabalho epidemiológico também é feito pelas prefeituras. Fonte: GEA