O Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 27, a campanha de multivacinação para adolescentes a partir de 12 anos nas escolas da rede pública estadual de Macapá e Santana. A ação oferece as vacinas: Pfizer, contra a covid-19, tríplice viral (protege contra sarampo, caxumba e rubéola), meningo ACWY, além de imunizantes contra influenza.
A campanha busca manter o retorno seguro das aulas presenciais e também é uma estratégia para ampliar a cobertura vacinal contra a covid-19. A ação, que disponibilizou pelo menos 400 doses de cada vacina, mobiliza todas as turmas das escolas para que os alunos, professores, funcionários da escola e comunidade em geral procurem a campanha.
“É uma grande oportunidade para que nossos alunos se sintam mais seguros”, manifestou a professora Célia Mota gestora do Colégio Amapaense.
Na quarta-feira, a ação durou todo o dia nas escolas Antônio Munhoz, Nilton Balieiro, Antonio Messias e no Colégio Amapaense, em Macapá. Já em Santana, o trabalho atendeu as escolas Afonso Arinos e Augusto Antunes.
“Vamos manter uma programação estratégica para ampliar e dar celeridade na vacinação contra a covid-19 com o objetivo de ampliar ao máximo a cobertura vacinal do estado, aproveitamos também para ofertar outras vacinas e atualizar o calendário vacinal de rotina dos adolescentes. Em breve, pretendemos levar para todos os municípios esta ação”, frisou o gestor da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Dorinaldo Malafaia.
Até o dia 5 de novembro a vacinação ocorre em diversas escolas de Macapá e Santana, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para receber as vacinas, basta levar cartão do SUS, documento de identificação e carteira de vacina.
Fonte: GEA