Levar qualificação audiovisual à população do interior é o objetivo do projeto Cidadão Digital Itinerante – uma iniciativa do Governo do Amapá por meio do Regime de Colaboração entre Estado e prefeituras. Nesse sentindo, o município de Tartarugalzinho, a 203 km de Macapá, será o segundo a receber os cursos gratuitos do “Ciclo Básico Audiovisual”. Mazagão também já foi beneficiado.
As qualificações serão ofertadas pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) em uma unidade móvel de informática cedida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Os cursos disponíveis são: Criação de Arte e Fotografia (carga horária de 20h), no turno da manhã; e Edição de Vídeo (carga horária de 16h), no turno da tarde. As inscrições acontecem de 20 a 28 de fevereiro, exclusivamente, pela internet no endereço www.processoseletivo.ap.gov.br. Para se inscrever, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos e possuir conhecimento básico de sistema operacional (Windows, Linux ou Mac OS) e internet. São 25 vagas para cada um dos cursos.
As aulas serão realizadas de 11 a 15 de março na unidade móvel de informática que é um ônibus estruturado para receber os cursos de audiovisual. O veículo possui mesa para estudo; televisão; ar-condicionado e notebooks.
Os cursos serão ministrados pelos servidores do Prodap, Márcio Brasil (criação de arte), Pedro Moutinho (fotografia) e Ronaldo Moura (edição de vídeo).
Cidadão Digital Itinerante
O diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, explica que o Cidadão Digital Itinerante é uma extensão do Cidadão Digital – um projeto que visa proporcionar ao aluno uma nova perspectiva de trabalho e renda, através do desenvolvimento de habilidades em mídia digital.
“O Cidadão Digital Itinerante é uma forma de alcançar a população do interior que pode participar do projeto sem de deslocar para outras cidades. Nosso objetivo é ajudar o desenvolvimento do Estado por meio da formação profissionalizante na área audiovisual”, ressalta Lutiano.
Fonte: Portal GEA