A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu inicio ao cronograma de abastecimento da rede hospitalar na tarde deste domingo, 22. São insumos e medicamentos adquiridos para potencializar a assistência à saúde, prevenindo assim infecção por coronavírus (COVID-19).
O cronograma de abastecimento começou pelo Hospital de Emergência (HE), em seguida foi o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) e Hospital Estadual de Santana (HES). As demais unidades, incluindo nos municípios do estado, serão abastecidas posteriormente, de acordo com o planejamento da Sesa.
Segundo o secretário de saúde, João Bittencourt, é importante equipar a rede para suportar a lateralidade de outras doenças.
“Estamos em uma soma de esforços para evitar a propagação do coronavírus, mas também não podemos deixar de fortalecer a rede que precisa estar preparada para dar assistência a diversos tipos de outras doenças”, ressaltou.
Ainda, segundo o secretário, já há o planejamento de outras compras, incluindo as relacionadas com mais matérias de enfrentamento ao Covid-19. Bittencourt também fez um apelo ao uso racional e equilibrado de medicamentos, insumos e correlatos.
“Todo tipo de equipamento e material para a área da saúde estão sendo muito demandados, tendo em vista este momento de pandemia que vivemos. Por isso, contamos com o apoio incondicional de todos os profissionais de assistência”, frisou.
Frente de trabalho contra o Covid-19
Para o enfrentamento ao novo coronavírus, a Sesa já fez a primeira aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com parte do aditivo de R$14 milhões, injetado pelo Governo do Estado. Outras compras também já estão em andamento para reforçar a rede e subsidiar os profissionais que estão na linha de frente da pandemia.
De acordo com tratativas junto à fornecedores, novos lotes contendo mais materiais, devem ser entregues aos hospitais ainda no decorrer desta semana.