IFAP Campus Santana oferta 120 vagas em cursos técnicos subsequentes EaD

O processo seletivo técnico subsequente 2021.2, aberto por meio do Edital nº 7/2021/PROEN/IFAP do Instituto Federal do Amapá (Ifap), para a oferta de cursos de nível técnico profissionalizante nas suas seis unidades no estado está destinando 120 vagas para o Campus Santana, na modalidade Educação a Distância (EaD). Os cursos são para Técnico em Informática, Técnico em Serviços Públicos e Técnico em Finanças, cada um com 40 vagas e no turno da noite. O período de inscrições é de 10 a 24 de junho.

A formação técnica de nível médio na forma subsequente é destinada a qualificar em áreas que tenham aplicabilidade no mercado de trabalho, tendo como públicos-alvo jovens e adultos que finalizaram o ensino médio há mais tempo e que por alguma razão não ingressaram no nível superior e também estudantes do último ano do ensino médio, que o tenham concluído até a data da matrícula. A duração é de um ano e meio a dois anos e a seleção é por meio de análise das notas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para conhecer o perfil dos cursos técnicos subsequentes ofertados pelo Campus Santana neste ano, faça o download do Guia de Cursos aqui.

Do total das vagas, por curso, 50% são destinadas a estudantes egressos da rede pública de ensino, levando-se em conta também a renda familiar bruta per capta, autodeclaração étnica e a existência de deficiência. As inscrições são on-line pelo link processoseletivo.ifap.edu.br, mas faz-se necessária a leitura do edital para não correr o risco de erro e a consequente invalidação da inscrição na fase da análise documental. Também é necessário atenção para a geração do boleto de pagamento da taxa no valor de R$ 10, pagável até o dia 25 de junho.

Quem desejar pedir isenção da taxa de inscrição, deverá fazê-lo no período de 10 a 14/6, por meio de requerimento, cujo modelo se encontra no Anexo V do edital, que deverá ser preenchido, assinado, digitalizado e anexado no Sistema de Seleção do Ifap (processoseletivo.ifap.edu.br). Têm direito à isenção da taxa aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. Em caso de indeferimento do pedido de isenção, o candidato deverá retornar ao sistema, gerar o documento de pagamento da taxa de inscrição e pagá-lo nas agências ou correspondentes do Banco do Brasil até a data do vencimento.

São de responsabilidade do candidato observar os procedimentos e prazos estabelecidos nas normas que regulamentam o Processo Seletivo Subsequente 2021.2, assim como a verificação dos documentos exigidos para a análise documental, para a efetivação da matrícula e de forma geral o acompanhamento das informações referentes ao certame.

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: comunicacao@ifap.edu.br
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa