Em continuidade a desinfecção em ambientes com aglomerações de pessoas, o Governo do Amapá levou o serviço aos conjuntos habitacionais São José e Mucajá nesta quarta-feira, 1º. A ação faz parte da estratégia de combate ao COVID-19.
Nos dois residenciais, ambos na zona sul de Macapá, o trabalho atendeu aproximadamente 4 mil moradores. Toda a força-tarefa envolve ainda cerca de 10 carros-pipa e profissionais de diversas instituições públicas.
O material utilizado é a base de água com uma composição de isocianurato de sódio com concentração de 60% de cloro ativo. Diluído, o produto químico é capaz de eliminar germes, bactérias, protozoários e também o novo coronavírus.
Os produtos na desinfecção são preparados e armazenados em carros-pipa, que dão apoio à ação. O serviço é coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp), com o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP).
De acordo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), a capital é primeiro município a receber este tipo de trabalho, mas outros do interiro também farão parte do cronograma.
“Esse trabalho vem ocorrendo desde a última semana, envolvendo diversos órgãos na capital e em seguida vamos continuar com a ação no interior do estado”, destacou superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.