Secretaria de Juventude inicia campanha de prevenção ao suicídio em escolas

Programações envolvem profissionais da saúde mental e entidades religiosas com palestras, rodas de debates e apresentações teatrais e musicais.

As programações ocorrerão em 12 unidades escolares e têm a expectativa de alcançar cerca de 6 mil alunos - Foto: Phelippe Gomes/Secom

O Governo do Amapá deu início nesta terça-feira, 23, à Campanha da Juventude pela Valorização da Vida, com o tema: “A gente tem muito para conquistar. Não dá pra parar no Caminho”, de iniciativa da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). A campanha envolve uma série de programações em diversas escolas da rede estadual de ensino para promover e sensibilizar, através do diálogo entre os jovens, a prevenção ao suicídio.

As primeiras instituições a receber a campanha, em Macapá, foram as escolas estaduais Ruth Bezerra, no bairro São Lázaro, na zona norte e, José Firmo do Nascimento, no bairro do Trem, na zona sul. Os eventos contam com profissionais da saúde mental que participam de palestras, rodas de debates e apresentações teatrais e musicais, promovidas por entidades não governamentais e religiosas. As programações ocorrerão em 12 unidades escolares e têm a expectativa de alcançar cerca de 6 mil alunos.

“Nós enquanto poder público temos a responsabilidade de buscar alternativas para combater e criar medidas de prevenção ao suicídio que decorre de vários fatores. Por isso, estamos retomando essas discussões nas escolas e apresentando maneiras de como enfrentar isso”, destacou o titular da Sejuv, Pedro Filé.

Um dos palestrantes é o acadêmico de medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Paulo Rodrigo Pereira, que é presidente do projeto social Sorriso de Papel, voltado para o trabalho de prevenção ao suicídio. Ele destaca que é primordial fazer os adolescentes entenderem as formas de valorizar a vida. “Às vezes um simples abraço ou mesmo uma palavra pode ajudar a mudar o dia de uma pessoa que está triste. E é isso que vamos enfatizar em nossas conversas durante toda a campanha”, reafirmou.

Aluno do 1º ano do ensino médio da Escola José Firmo, Lucas Adonai, ficou atento a tudo o que acontecia durante a programação na instituição que estuda.

“Para nós é importante ouvir e poder debater o assunto, mas observo que nossa juventude precisa de Deus. Pois, atualmente nos preocupamos mais com as situações materiais e esquecemos do espiritual que, também é importante. Além disso, precisamos ajudar uns aos outros”, notou.

A programação nas escolas segue até o dia 30 de abril, sempre com dois estabelecimentos de ensino visitados por dia.

Programação

24/04 (quarta-feira)
9h – Escola Estadual Maria Ivone de Menezes. Bairro Cidade Nova – Macapá (AP);
15h – Escola Estadual Maria do Socorro A. Smith. Bairro Cabralzinho – Macapá (AP);

25/04 (quinta-feira)
9h – Escola Estadual Maria Neuza Carmo de Souza. Bairro Jardim Felicidade II – Macapá (AP);
15h – Escola Estadual Deuzuite Maria Carvalho Cavalcante. Bairro Perpétuo Socorro – Macapá (AP);

26/04 (sexta-feira)
9h – Escola Estadual Maria Cavalcante de Azevedo Picanço. Bairro Brasil Novo – Macapá (AP);
15h – Escola Estadual Tiradentes. Bairro Centro – Macapá (AP);

29/04 (segunda-feira)
9h – Escola Estadual Zolito de Jesus Nunes. Bairro Beirol – Macapá (AP);
15h – Escola Estadual Coelho Neto. Bairro Buritizal – Macapá (AP);

30/04 (terça-feira)
9h – Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves da Silva. Bairro Zerão – Macapá (AP);
15h – Escola Estadual Nanci Nina Costa. Bairro Zerão – Macapá.

Fonte: Portal GEA