O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) reprovou 10 itens do total de 146 instrumentos vistoriados em 49 estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no sul do Estado. Algumas balanças estavam irregulares e algumas bombas de combustíveis apresentaram erros simples de vazão.
Os proprietários foram advertidos a procurarem a oficina credenciada pelo Ipem para fazer os devidos reparos. “Somente após esse procedimento poderão utilizar novamente os equipamentos”, avisou o gerente do Núcleo de Verificação Metrológica do Ipem/AP, Donizete Furlan.
O gerente percebeu que os comerciantes começaram a melhorar a manutenção preventiva dos instrumentos, o que vem contribuindo para a diminuição de autuações por irregularidades.
O Ipem fiscalizou, ainda, instrumentos de medição de comprimento, usados para medir fios, tecidos, lonas e outros objetos comercializados por metros. Não foram encontradas irregularidades.
A fiscalização ocorreu entre os dias 30 de junho e 6 de julho como forma de assegurar que os consumidores não sejam lesados ao adquirir algum produto comercializado pelos referidos estabelecimentos.
Fonte: Portal GEA