Prefeitura de Macapá inicia entrega de Kits de Alimentação Escolar para alunos da rede municipal

A distribuição iniciou pelas instituições de ensino da zona norte da cidade, na última sexta-feira, 17, e segue nesta segunda-feira, 20, com as escolas da zona sul. A partir do dia 23 de abril será feita a entrega para as escolas do campo.

A Prefeitura de Macapá deu início à distribuição dos kits de alimentação escolar aos alunos da rede municipal. Desde a última sexta-feira, 17, os alunos começaram a receber os kits. Eles foram produzidos a partir de gêneros alimentícios já em estoque nas escolas e no depósito central da Secretaria Municipal de Educação, adquiridos com recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Inicialmente, estão sendo distribuídos 2.500 kits. Eles são compostos de gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis da agricultura familiar, como cheiro-verde, couve, pimentinha, jerimum, batata doce, farinha de mandioca, limão e fruta; e por arroz, feijão, açúcar, mistura para mingau, achocolatado, biscoito, macarrão, leite em pó, proteína de soja e carne bovina. Com os 2.500 kits de alimentação escolar, o investimento foi de R$ 161.150,00.

O processo de distribuição está sendo feito de forma gradativa e pretende atender o maior número possível de alunos. Porém, o recurso repassado ao Município pelo Governo Federal para a aquisição da merenda escolar é insuficiente para atender os quase 35 mil alunos da rede, o que necessita ser complementado com recurso próprio da prefeitura para garantir uma merenda escolar de qualidade em toda rede municipal.

O Município recebe do Governo Federal para a aquisição da alimentação escolar 0,36 centavos diário por aluno do ensino fundamental; 0,32 centavos por dia para o aluno da Educação de Jovens e Adultos; 0,53 centavos/dia para a pré-escola; e R$ 1,05 para os alunos da creche, o que inviabiliza a entrega de kits de alimentos para todos os alunos.

A distribuição está sendo feita por etapa. Primeiramente com os alimentos já disponíveis nos depósitos das unidades escolares, e logo em seguida com a distribuição dos alimentos disponíveis no depósito central, para garantir a tranquilidade no processo de entrega e evitar a aglomeração nas instituições de ensino.

“Como muitas crianças tinham a merenda escolar como principal refeição diária e diante da situação de isolamento social, que se faz necessária neste momento, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, preparou esses kits como uma alternativa para manter a alimentação saudável dessas crianças. Paralelo a essa primeira entrega, organizamos outros kits, a partir dos alimentos disponíveis no estoque central, para serem entregues às crianças. Pais ou responsáveis dos alunos devem aguardar a ligação da escola, para que seja agendado o horário de entrega”, informou a secretária de Educação de Macapá, Sandra Casimiro.

A distribuição iniciou pelas instituições de ensino da zona norte da cidade, na última sexta-feira, 17, e segue nesta segunda-feira, 20, com as escolas da zona sul. A partir do dia 23 de abril será feita a entrega para as escolas do campo. Após essas entregas, serão distribuídos outros kits a partir dos alimentos disponíveis no depósito central da Secretaria de Educação.

A entrega está sendo feita de acordo com um cronograma estabelecido por cada unidade escolar, que entra em contato com os pais para o agendamento do horário de entrega. Neste primeiro momento, estão atendendo aquelas famílias que mais necessitam e que se encontram em situação de extrema necessidade.

Além do auxílio aos alunos com a distribuição dos kits de alimentação, a secretaria trabalha desde o início da quarentena com o envio de vídeos, atividades  e orientações para os alunos, por meio de WhatsApp, e a disponibilização de  materiais como vídeos, caderno de atividade, livros online, dentre outras informações no site da secretaria (https://sites.google.com/view/semedmacapa), que pode ser acessado por alunos, pais e professores diariamente, além da entrega do material impresso para aqueles que não possuem acesso à internet, tanto na zona urbana quanto na rural de Macapá.

Secretaria de Comunicação de Macapá