Projeto de extensão da Unifap oferta crossfit para jovens de Santana (AP)

“Cross Fitness” busca promover inclusão e qualidade de vida por meio da prática esportiva. Aula inaugural ocorreu no último sábado (27/01), para 80 alunos.

Foto: Unifap campus Santana

No último sábado, dia 27, foi realizada em Santana, município distante 17 quilômetros da capital amapaense, a aula inaugural do projeto de extensão “Cross Fitness”, promovido pelo Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que oferta o acesso ao esporte e lazer para 80 jovens. A comunidade santanense será beneficiada com uma prática esportiva muito disseminada atualmente nas academias e praças, o crossfit.

Com duração de dez meses, a iniciativa visa proporcionar benefícios físicos e mentais por meio da combinação de exercícios de alta intensidade e diferentes modalidades, conhecidos por aumentar a resistência, força, flexibilidade e coordenação motora.

Para o coordenador do projeto, Professor Melque Lima, o “Cross Fitness” surge como uma resposta às demandas sociais e à necessidade de proporcionar oportunidades igualitárias para a comunidade de baixa renda.

“É um projeto que está oportunizando, para jovens e adultos, a partir de 16 anos, participação e democratização da prática do crossfit, de forma totalmente gratuita. E, para isso, contamos com o apoio da comunidade acadêmica, professores, servidores e acadêmicos. O projeto tem como foco a inclusão e a participação de todos os interessados na prática, promovendo um ambiente saudável. A iniciativa tem sido amplamente apoiada pela Universidade, que reconhece a importância da atividade física na promoção da saúde e bem estar da comunidade”, afirmou.

Durante a aula inaugural do dia 27, houve uma breve apresentação do programa, destacando a importância do esporte como forma de superação e transformação pessoal. Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar alguns exercícios sob a orientação de instrutores qualificados. Além da presença dos participantes do projeto, o evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o senador Randolfe Rodrigues, que ressaltou a importância dos projetos de extensão promovidos pela Universidade.

“O projeto se encaixa no tripé da universidade, que engloba o ensino, a pesquisa e a extensão. A extensão é a parte indispensável desse tripé, pois é ela que conecta a universidade com a comunidade, promovendo benefícios mútuos. O Profid já formou milhares de amapaenses na linguagem de libras, além de fomentar e criar talentos no canto amapaense. Agora, traz uma nova oportunidade para os moradores de Santana”, enfatizou Randolfe Rodrigues.

Durante a aula inaugural, ficou evidente a empolgação e o entusiasmo dos participantes. Muitos deles nunca tiveram acesso a uma atividade esportiva estruturada antes e a oportunidade de experimentar o crossfit despertou a curiosidade e o desejo de superação, como é o caso de Januza Rocha, acadêmica de outra universidade, que decidiu participar do projeto devido ao seu interesse pela atividade e à impossibilidade de arcar com as mensalidades de academias convencionais.

“Interessei-me pelo projeto, pois de outra forma não teria acesso devido ao alto custo das mensalidades das academias tradicionais. Foi muito bom, o local fica perto de uma comunidade periférica, então temos acesso fácil e estamos sendo muito bem recebidos aqui nesse bairro. Minha expectativa é uma melhoria de vida, não apenas fisicamente, mas também em termos de saúde mental”, explicou a aluna.

O “Cross Fitness” objetiva beneficiar dezenas de pessoas em Santana (AP), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e formação integral. O programa reforça o compromisso da Universidade Federal do Amapá em promover ações de extensão que impactam positivamente a sociedade e auxiliam na construção de um futuro mais igualitário e justo.

* Texto: Cintia Leão (Bolsista Comunicação Profid)

Fonte: UNIFAP