A Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv) está ajustando os últimos procedimentos para o retorno das atividades do Programa Amapá Jovem, marcado para 19 de novembro nos 16 municípios. Antecedendo o retorno do programa, haverá dois grandes encontros, um em Macapá e outro em Santana, com todos os bolsistas para serem informados sobre a metodologia para a volta do Amapá Jovem.
Antes do encontro com os bolsistas, porém, o corpo técnico da Sejuv está se reunindo com os demais órgãos do governo do estado, para alinharem os procedimentos que serão adotados no programa.
“A política do Amapá Jovem é transversal e envolve cerca de 30 órgãos do governo, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros que estão diretamente ligados ao programa. Esses órgãos entram com palestras e outras atividades dinâmicas que fazem parte do planejamento. E, por isso, temos que conversar diariamente com essas instituições e definirmos nosso cronograma”, justificou o secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé.
Encontro com bolsistas
Em Macapá, o encontro será no Teatro das Bacabeiras, dia 14 de novembro, pela manhã, a partir das 9h (com bolsistas que realizam atividades no período matutino) e, à tarde, a partir das 15h (com bolsistas que desempenham atividades no período vespertino). No município de Santana, a programação acontece no dia 15, a partir das 9h, na quadra poliesportiva da Escola Estadual Augusto Antunes.
Pedro Filé anunciou que os encontros com os jovens bolsistas não acontecerão somente em Macapá e Santana, mas também nos demais municípios.
Pagamento
O Programa Amapá Jovem estava suspenso pela Justiça Eleitoral, devido ao período das eleições. É por esse motivo que a Sejuv está planejando o seu retorno.
Quanto ao pagamento, a Sejuv confirmou que o benefício referente ao mês de julho deverá ser quitado até quarta-feira, 14. O assunto está sendo alinhado com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). “Desta forma, retornaremos com o programa, sem débito com os bolsistas”, declarou Pedro Filé.
Amapá Jovem
O programa visa à inclusão e qualificação de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Entre os benefícios está a transferência de renda de R$ 120 e inclusão em cursos profissionalizantes, oficinas de arte e cultura, aulas de cidadania e atividades, pedagógica e esportivas.
Fonte: Portal GEA